"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

23 de abril de 2009

Símbolos Municipais - o descaso que os acompanha

por Zé Muniz
"Mercadão" 
ônibus escolar 
usado no Barco da Saúde (FUNASA)
 *

Segundo as ciências auxiliares da história, a Heráldica é o ramo que se dedica ao estudo dos Brasões antigos. Imaginem o trabalho que teria um profissional desta área caso fosse designado a estudar ou mesmo desvendar os segredos e o enorme descaso que acompanha o Brasão de Guaraqueçaba, e cá entre nós, também sua Bandeira e seu Hino. Vale a pena lembrar, que tanto o Hino Oficial, a Bandeira e o Brasão, são símbolos do município, segundo a LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, na página 2, Art. 3º, diz “são símbolos do Município de Guaraqueçaba, o Brasão de Armas, a Bandeira, e o Hino do Município, estabelecidos em Lei Municipal, representativos de sua cultura e história”.
*
usado pela Secretaria de Cultura
contendo 05 estrelas
Mas, a história que acontece é outra. Uma que nem mesmo um excelente profissional do ramo da Heráldica não solucionaria e após pouco estudo e reflexão diria: “Guaraqueçaba – ou quem a representa – respeite seus símbolos”. A pesquisa ocorreu nos meios onde se possa ver um Brasão ou uma Bandeira de Guaraqueçaba e mesmo a nós, historiadores, houve grande dificuldade de encontrar um Brasão sequer, que possamos dizer, este é exato, como fora elaborado por Eraldo Manoel do Nascimento (que venceu concurso para escolha da Bandeira em 1977), manda a lei e conforme fora aprovado, juntamente com os demais símbolos municipais em 04 de outubro de 1982 e sancionados pelo Prefeito Thomé Gabriel Sobrinho.
*
almoxarifado  












A data: Vamos lembrar que a emancipação política de Guaraqueçaba ocorreu em 11 de março de 1880 (11/03/1880) - e não 1888 como encontrado em inúmeros brasões oficiais quer seja divulgado pela Prefeitura Municipal ou pela Câmara de Vereadores, o próprio órgão que dispôs a Lei sobre os símbolos municipais. 
Vamos, só para questão de curiosidade, anotar que no ano de 1888, fora abolido a escravidão no Brasil (13/05), e neste mesmo dia o Capitão norte americano Joshua Slocum partia de Guaraqueçaba com o barco que aqui construíra “Liberdade”, rumo ao E.U.A com sua família, após ver seu barco “Aquidneck” destroçar-se nesta baia; também neste anos morre o Visconde de Mauá; o cinema ou cinetoscópio é inventado, por Thomas Edison, ano também que Gastão Galhardo Madeira, preocupa-se com o vôo das aves, observando-as demoradamente com o intuito de descobrir as suas leis e aplicá-las ao vôo humano e com essas observações e pesquisa, redigiu um manuscrito sobre a teoria da locomoção aérea. Tantos fatos marcantes na história desencadearam neste ano, porém nada que mereça ocupar lugar no Brasão de Guaraqueçaba. 
*
Câmara Municipal (parede externa e na Lei Orgânica de 2008)
Brasão da Farmácia Municipal
  *
A frase: “GUARAQUEÇABA TERRA QUERIDA”, não é por apenas sermos guaraqueçabanos e gostar-mos de nossa terra, é muito mais que isso, é um fragmento de nosso Hino Oficial, que diz “Guaraqueçaba gentil, engraçada, terra querida que nos viu nascer...”, então não cabe a nós, apenas por falta de espaço ou de competência e conhecimento reduzir tal frase a somente “Guaraqueçaba”. Vale lembrar que nosso Hino Oficial, de belíssima composição, letra do escrivão da prefeitura Aragot de Moraes e não de Domingos Nascimento como muitos acreditam, tem sua música plagiada do Hino Cisne Branco, oficial da Marinha Brasileira, composta por Antônio Manoel do Espírito Santo, fato que impede sua interpretação e execução em cerimônia oficial. Pensando nisso, em gestão passada (2002), o ex-prefeito Antônio Felício Ramos Filho (In Memoriam) realizou um concurso de poesia e a vencedora seria o novo hino de Guaraqueçaba, até aí, aconteceu, porém a poesia vencedora, de autoria de Enio Januário Nascimento, segue desconhecida, bem como hoje é, o fato do Brasão e mesmo do Hino atual ou oficial. 
1. Vale a pena mudar (apesar de que nada mudou) nosso Hino inteiro se o problema é apenas com a música? 
2. Vale a pena unificar o Brasão da cidade como manda a lei e assim divulgá-lo em escola e na cidade em geral? (como seria o certo) 
3. Vale a pena rever nossa Bandeira e repensar sobre as estrelas que definiam os distritos de Ararapira, Tagaçaba e Guaraqueçaba, visto que Ararapira hoje é desabitada e Tagaçaba já não é mais distrito?  
Mais uma coisinha Na mesma LEI ORGÂNICA MUNICIPAL: Guaraqueçaba, 2008, na pg. 76, consta no Art. 221 – o município comemora, anualmente as seguintes datas: a) – Dia 05 de gosto – Dia do Padroeiro da cidade, Bom Jesus dos Perdões.  
Correção: o dia dedicado ao Bom Jesus do Perdões é 06 de AGOSTO (e não dia 05) Se falando em FERIADOS MUNICIPAIS, em 23 de junho de 1966, foi oficializada a vigência da lei Nº 4/66, pelo vereador Ênio Collini Gonçalves, que declara feriado municipal no dia 11 de março - data da emancipação política da cidade. Já o feriado do Padroeiro Bom Jesus dos Perdões foi oficilizado em agosto de 1990. 
*
Histórico do Estandarte: (Eraldo Manoel do Nascimento) 
*
O EMBLEMA: Ao fundo notamos uma cruz de malta, representando a descoberta do nosso município com a entrada de portugueses, vindos da Capitania de São Vicente. Não deixando de relembrar os símbolos reais de Portugal, comumente usados nas caravelas.  
O CÍRCULO: Ao centro aparece um círculo, que representa a união das ilhas, e lugarejos, na integração social, nas atividades esportivas, comerciais, no trabalho e em toda esfera que circunda o nosso município. Dividindo-se em dois meios círculos, onde registramos o azul do céu perdendo-se na imensidão do infinito, abaixo o mar com suas belezas turísticas, simbolizando ainda uma das principais virtudes de nossa economia. AS MONTANHAS: Acima do meio círculo, notamos a montanha e planície representando a vastidão e superfície do nosso município onde nossos agricultores exploram as produções minerais, vegetais e animais, lutando pela sobrevivência, contribuindo para o progresso do nosso estado e do nosso querido Brasil.  
O SOL: Representando com seus raios amarelados as nossas riquezas minerais, ainda inexploradas pelo seu lento progresso. Simbolizando, como as demais bandeiras, vida e existência, e amanhecer de um progresso, de um futuro melhor que um dia chega.  
AS ESTRELAS: Acima do meio círculo, no céu azul notamos: As três estrelas, representando os distritos de Serra Negra, Ararapira e Guaraqueçaba.  
O MAR: Simbolizando nossa principal fonte de economia, exportando o melhor pescado do Paraná, simbolizando a Baía das Laranjeiras, que banha nosso município, e que ensejou a descoberta pelos portugueses. 
O NINHO: “Guaraqueçaba” nome dado pelos índios, que quer dizer: Pouso de Pássaros, eram pássaros de cor avermelhada que habitavam a região. 
AS CORES: Adaptei as cores que julgo caracterizarem a bandeira da seguinte forma: O Retângulo: Verde, simbolizando matas, rica vegetação de nosso solo fértil. O Losango: Branco, juntamente com os brancos da Cruz de Malta, simbolizando a paz, a harmonia em que vive o povo de nosso município. O Sol: Amarelo, representa as nossas riquezas minerais pouco exploradas e esperança de um melhor progresso. O Escudo: Azul, em fundo, representa o infinito.  
O NOME: Abaixo do médio círculo em branco e azul, o nome “ Guaraqueçaba Terra Querida”, frase tirada do hino oficial de Guaraqueçaba.  
A DATA: Abaixo, no braço da Cruz de Malta, a data de nossa Emancipação Política, 11 de Março de 1880. 
*
Hino de Guaraqueçaba 
“ Guaraqueçaba gentil engraçada 
terra querida que nos viu nascer 
qual os Guarás que tua lenda encerra 
da nossa história nunca hás de morrer.
O teu Queçaba que é um Pouso de Pássaros
em nosso coração juvenil 
Hás de ficar perpétuamente guardado
pra honra e glória do nosso Brasil. 
As Cataratas do Salto Morato
e o marulhar das águas mansas 
formam orquestras que as tonificam 
que nos dão fé e nos dão esperança. 
Encostoadas e rochas de pedras 
qual grande presépio imperial 
relembra o dia do nacimento 
dia sagarado, dia de natal. 
Ò Caraíba, ó deus menino 
se faz presente em dia de verão
te guardaremos o amor profundo 
serás o nosso eterno padrão. 
Guaraqueçaba gentil engraçada
terra querida que nos viu nascer
qual os Guarás que tua lenda encerra 
da nossa história nunca hás de morrer”.  

*
LOUVAÇÂO
(Ênio Januário Nascimento)
“Entre as sombras dos morros silente 
Soberano aos aplausos do mar 
Sob a luz das estrelas cadentes 
Esta pátria eu vou louvar.
Onde o céu tem mais estrelas
Onde teu solo é fecundo 
Paraíso igual não há 
Por mais que eu percorra o mundo.
Teu pescador tua gente 
Tua fartura te gaba 
Rogo a Deus Onipotente 
Protegei Guaraqueçaba”.
*
(as fotos são de Guto "Lelo", Leandro Diéguiz, acervo de Marcelo Aquino e Zé Muniz)

ALELUIA
achamos uma Brasão CERTO - no caminhão do Lixo
_______________________________
a presente postagem foi impressa e entregue a um representante do legislativo municipal.

______________________________
NO ANO DE 2011 A PREFEITURA MUNICIPAL DIVULGOU INTERNAMENTE O HISTÓRICO DA BANDEIRA MUNICIPAL, DIZENDO SER AGORA REPREENTADA POR CINCO ESTRELAS, REERENTES, AS DUAS NOVAS, AO DISTRITO DE SUPERAGUI E TAGAÇABA, AMBOS CRIADOS NA DÉCADA DE 80 - PORÉM PARA TAIS MUDANÇAS NA BANDEIRA NÃO HOUVE LEI OU OUTRA QUE AUTORIZASSE TAL MUDANÇA, MAS COMO JÁ EXISTIAM TRÊS ESTRELAS REPRESENTANDO OS DISTRITOS DE GUARAQUEÇABA, ARARAPIRA E SERRA NEGRA, ACRESCENTOU-SE MAIS DUAS ESTRELAS.

2 comentários:

  1. essa sim é a história verdadeira de gauaraqueçaba
    vc esta d parabens
    ninguam se interessa por nossa hiatória alguem tem que se interessar
    nem as autoridades se inportam com isso
    marcela cristina

    ResponderExcluir
  2. É indispensável que a cidade tenha um hino.
    O mesmo deve ser executado em todas as cerimônias oficiais e cantado nas escolas.
    Mas, se o atual tem problemas...
    O que fazer?
    Novo concurso para letra e música???
    com a palavra as autoridadeslocais...
    (Zélia Sell)

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...