"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

9 de abril de 2009

GUIA DE TURISMO - para se virar e se dar mal

QUER VISITAR O LITORAL DO PARANÁ?????????????
UTILIZE O MAPA ABAIXO
por Zé Muniz
mapa das minas da baía de Paranaguá - 1653
*
Desempenhando minhas funções na Estação Náutica de Paranaguá, antes de optar pelo desligamento com aquela Fundação, recebia perguntas freqüentes sobre o turismo no litoral e mais precisamente Guaraqueçaba, minha área de estudo, tais perguntas que ainda recebo, pois tenho meu contato cadastrado na citada Fundação de Turismo, mesmo sem mais trabalhar lá – tudo bem – presto tais serviços. Antes que se decepcionem com os serviços prestados por muitos órgãos de turismo neste litoral, deixo claro que a SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO, SEBRAE, GOVERNO DO PARANÁ e PREFEITURAS MUNICIPAIS lançam anualmente o GUIA TURÍSTICO do LITORAL DO PARANÁ, onde se encontra muitas opções de serviços prestados na região. Há e bem claro, que como o próprio guia traz “as informações deste guia são de responsabilidade dos órgãos Municipais de Turismo e do Departamento de Informações Turísticas do Paraná Turismo”.
*
*
Pois bem, para quem o utiliza para vir a Guaraqueçaba ou mesmo fazer trabalhos escolares e até acadêmicos utilizam este guia com fonte de pesquisa, segue algumas coisas interessantes, que deveis saber antes de usa-lo para qualquer segmento de utilização, sobre Guaraqueçaba.
*
* Na pg. 15 com o título de HISTÓRICO, o presente GUIA diz que Guaraqueçaba, em indígena significa “lugar de muito Guará” – MENTIRA – pois bem sabemos que “Lugar de muito Guará” é Guaratuba (Guará = ave avermelhada + etuba = muito), cabendo a Guaraqueçaba (Guará = ave avermelhada + queçaba ou quiçá, kessaba = rede onde os indígenas dormir, cabendo como descanso ou pouso), porém como muitos aceitam GUARAQUEÇABA = Pouso dos Guarás.
* Na mesma página traz a inverrdade ou apenas mal postada data de que os portuguese teriam colonizado Guaraqueçaba em 1545 (voltarei a falar disso numa outra postagem). Consta ali, também, que a Igreja do Bom Jesus fora construí por Cipriano Custódio de Araújo, José Fernandes Correa, porém não cita Jozé Alexandre Cardozo e que estes possuíam escravos e obtiveram a colaboração da população que possuíam sítios no local.
* Noutra página (pg. 16), falando-se O QUE VISITAR, tem-se a opção de “Casario Colonial” onde cita o prédio onde funcionava o antigo escritório do IBAMA, dizendo ali abrigar a “sede da Estação Ecológica administrada pelo IBAMA, onde funciona uma exposição permanente de fotos e pinturas do suíço William Michaud”, e bem sabemos nós, que abrigava sim um museu naquele prédio, na época que era sede da Estação Ecológica, sim com pinturas e cartas de Michaud e hoje, segundo o que me consta, prestes a ser reformado, abriga o que restou do antigo Museu, uma biblioteca, mas nada equivalente a pinturas de Michaud.
* O MIRANTE DA SERRA NEGRA, sim, uma atração turística de notável beleza, a vista que ela nos proporciona, porém em ruínas e completo abandono no atual momento, sendo desaconselhado subir tal escadaria.
* As ILHAS, graças ao BOM DEUS fomos presenteado com muitas e de infinitas belezas, algumas desconhecidas, até mesmo de muitos de nós, porém o que não se pode mencionar é Rabelo, Povoçá, pois hoje completamente desabitada, sem ponto de desembarque, sem o que visitar, a não ser o matagal e o manguezal, porém descer nestas regiões é proibido, pos trata-se de UCs – Unidade de Conservação.
*
que tal um Turismo Cultural
visitar o Abacateiro, na casa do Mestre Fandangueiro Leonildo Pereira foto: Guto "Lelo"
*
Em Guaraqueçaba, um serviço de turismo está sendo desenvolvido pela COOPERGUARÁ, para saber mais visite http://www.visiteguaarquecaba.com.br/, também segue o e-mail da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, esporte e Lazer: turismoguara@hotmail.com, bem como seu telefone: (41) 3482 12 80 – há estes contatos também saíram do guia, devem estar certos.
*
Uma outra sugestão – podemos citar locais belíssimos que sequer conhecemos e deixar de lado algumas inverdades ou locais que não há condições nem atrações de visitação – vai uma sugestão de um lugar que me parece ser muito legal – Salto Garacuí, em Pedra Chata, do qual Even é fiel defensora da tamanha beleza existente praquelas bandas (inclusive estas fotos roubei do orkut dela).
*
Salto Garacuí

foto: direitos reservados - Even Patrício
* foto: direitos Reservados - Even Patrício
*
Tudo bem, o mapa que lhe dei no começo desta postagem é meio antigo né, talvez você não consiga se localizar mais, utilizando ele, mas segue então um mapa bem mais atualizado, esperamos que o Guia de Turismo do ano que vem também nos chegue em mãos ATUALIZADO.
*

3 comentários:

  1. Olá você que conhece bem Guaraqueçaba poderia me informar se na cidade existe o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)?Qualquer coisa meu email é carol.a.a@hotmail.com, se tiver informações agradeço!

    ResponderExcluir
  2. ola, tudo bem? aqui é o billi da ufpr litoral,
    excelente observações, o blogo esta de parabens bem legal, tbm gostaria de saber se guaraqueçaba tem conselho de turismo, se tiver preciso entrar em contato (trabalho).

    ResponderExcluir
  3. Já estive no Salto Garacuí, é um lugar incrível

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...