"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

9 de abril de 2009

GUIA DE TURISMO - para se virar e se dar mal

QUER VISITAR O LITORAL DO PARANÁ?????????????
UTILIZE O MAPA ABAIXO
por Zé Muniz
mapa das minas da baía de Paranaguá - 1653
*
Desempenhando minhas funções na Estação Náutica de Paranaguá, antes de optar pelo desligamento com aquela Fundação, recebia perguntas freqüentes sobre o turismo no litoral e mais precisamente Guaraqueçaba, minha área de estudo, tais perguntas que ainda recebo, pois tenho meu contato cadastrado na citada Fundação de Turismo, mesmo sem mais trabalhar lá – tudo bem – presto tais serviços. Antes que se decepcionem com os serviços prestados por muitos órgãos de turismo neste litoral, deixo claro que a SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO, SEBRAE, GOVERNO DO PARANÁ e PREFEITURAS MUNICIPAIS lançam anualmente o GUIA TURÍSTICO do LITORAL DO PARANÁ, onde se encontra muitas opções de serviços prestados na região. Há e bem claro, que como o próprio guia traz “as informações deste guia são de responsabilidade dos órgãos Municipais de Turismo e do Departamento de Informações Turísticas do Paraná Turismo”.
*
*
Pois bem, para quem o utiliza para vir a Guaraqueçaba ou mesmo fazer trabalhos escolares e até acadêmicos utilizam este guia com fonte de pesquisa, segue algumas coisas interessantes, que deveis saber antes de usa-lo para qualquer segmento de utilização, sobre Guaraqueçaba.
*
* Na pg. 15 com o título de HISTÓRICO, o presente GUIA diz que Guaraqueçaba, em indígena significa “lugar de muito Guará” – MENTIRA – pois bem sabemos que “Lugar de muito Guará” é Guaratuba (Guará = ave avermelhada + etuba = muito), cabendo a Guaraqueçaba (Guará = ave avermelhada + queçaba ou quiçá, kessaba = rede onde os indígenas dormir, cabendo como descanso ou pouso), porém como muitos aceitam GUARAQUEÇABA = Pouso dos Guarás.
* Na mesma página traz a inverrdade ou apenas mal postada data de que os portuguese teriam colonizado Guaraqueçaba em 1545 (voltarei a falar disso numa outra postagem). Consta ali, também, que a Igreja do Bom Jesus fora construí por Cipriano Custódio de Araújo, José Fernandes Correa, porém não cita Jozé Alexandre Cardozo e que estes possuíam escravos e obtiveram a colaboração da população que possuíam sítios no local.
* Noutra página (pg. 16), falando-se O QUE VISITAR, tem-se a opção de “Casario Colonial” onde cita o prédio onde funcionava o antigo escritório do IBAMA, dizendo ali abrigar a “sede da Estação Ecológica administrada pelo IBAMA, onde funciona uma exposição permanente de fotos e pinturas do suíço William Michaud”, e bem sabemos nós, que abrigava sim um museu naquele prédio, na época que era sede da Estação Ecológica, sim com pinturas e cartas de Michaud e hoje, segundo o que me consta, prestes a ser reformado, abriga o que restou do antigo Museu, uma biblioteca, mas nada equivalente a pinturas de Michaud.
* O MIRANTE DA SERRA NEGRA, sim, uma atração turística de notável beleza, a vista que ela nos proporciona, porém em ruínas e completo abandono no atual momento, sendo desaconselhado subir tal escadaria.
* As ILHAS, graças ao BOM DEUS fomos presenteado com muitas e de infinitas belezas, algumas desconhecidas, até mesmo de muitos de nós, porém o que não se pode mencionar é Rabelo, Povoçá, pois hoje completamente desabitada, sem ponto de desembarque, sem o que visitar, a não ser o matagal e o manguezal, porém descer nestas regiões é proibido, pos trata-se de UCs – Unidade de Conservação.
*
que tal um Turismo Cultural
visitar o Abacateiro, na casa do Mestre Fandangueiro Leonildo Pereira foto: Guto "Lelo"
*
Em Guaraqueçaba, um serviço de turismo está sendo desenvolvido pela COOPERGUARÁ, para saber mais visite http://www.visiteguaarquecaba.com.br/, também segue o e-mail da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, esporte e Lazer: turismoguara@hotmail.com, bem como seu telefone: (41) 3482 12 80 – há estes contatos também saíram do guia, devem estar certos.
*
Uma outra sugestão – podemos citar locais belíssimos que sequer conhecemos e deixar de lado algumas inverdades ou locais que não há condições nem atrações de visitação – vai uma sugestão de um lugar que me parece ser muito legal – Salto Garacuí, em Pedra Chata, do qual Even é fiel defensora da tamanha beleza existente praquelas bandas (inclusive estas fotos roubei do orkut dela).
*
Salto Garacuí

foto: direitos reservados - Even Patrício
* foto: direitos Reservados - Even Patrício
*
Tudo bem, o mapa que lhe dei no começo desta postagem é meio antigo né, talvez você não consiga se localizar mais, utilizando ele, mas segue então um mapa bem mais atualizado, esperamos que o Guia de Turismo do ano que vem também nos chegue em mãos ATUALIZADO.
*

2 comentários:

  1. Olá você que conhece bem Guaraqueçaba poderia me informar se na cidade existe o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)?Qualquer coisa meu email é carol.a.a@hotmail.com, se tiver informações agradeço!

    ResponderExcluir
  2. ola, tudo bem? aqui é o billi da ufpr litoral,
    excelente observações, o blogo esta de parabens bem legal, tbm gostaria de saber se guaraqueçaba tem conselho de turismo, se tiver preciso entrar em contato (trabalho).

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...