"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

15 de abril de 2009

Paraíso ambiental - onde o lixo está quase dominando

por Zé Muniz
você não pode entrar / mas pode ver
o LIXO vai dominar o mundo
ou já está dominando...
*

foto: Zé Muniz 
*
É na região de Guaraqueçaba que cerca de 80% dos peixes do Atlântico Sul, passam parte de seu ciclo, sendo esta a região de maior concentração de mangues no Brasil, com 18 mil hectares, preservando 350 mil hectares de Floresta Alântica. 
*
foto: Zé Muniz
*
lixão a céu aberto - INTERDITADO - porém em uso
foto: Zé Muniz
*
Em sua Fauna, existem cerca de mais de 290 espécies de aves, pertencentes a cerca de 50 famílias, sendo 46% das espécies existentes no Paraná. Cerca de 50 espécies de peixes e 40 de anfíbios. Mais de 10% das espécies consideradas sobre o risco de extinção estão na região de Guaraqueçaba (das 202, 171 habitam em Guaraqueçaba), animais como: - Onça Pintada (Panthera onca), Onça Parda (Felis Concolor), Jaguatirica (Felis Pardalis), Gralha-Azul (Cyanocorax Caeruleus, Papagaio Chauá ou de Cara Roxa (Amazona Brasiliensis), Saracura do Mangue (Aramides Mangle), Mico Leão da Cara Preta (Leonthopitecus Caissara).
até o que jogaram no lixão (clandestino no Campo da Viação)
*

foto: Zé Muniz (arquivo)
*
Área de Relevante Interesse Ecológico, criada em 1985, nas Ilhas de Pinheiro e Pinheirinho, também conhecidas como ilha dos Papagaios, por abrigarem cerca de 1.500 Papagaios da Cara Roxa ou Papagaio Chauá, são áreas que possuem características naturais extraordinárias ou abrangem e abrigam espécies de biomas regional, exigindo cuidados especiais de proteção por parte do poder público ou privado.
área de manguezal (Rio do Cerco)
*

foto: Zé Muniz 
*
Pelo Decreto Federal de 1985, criou-se a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, uma das últimas áreas representativas da Floresta Pluvial da planeta, compreendendo uma área de 314.000 hectares, entre Guaraqueçaba (74%), parte dos municípios de Campina Grande do Sul (1,5%), Antonina (6,1%) e Paranaguá (8,4%). 
*

foto: Zé Muniz (arquivo)
*
Em 1989 foi criado o Parque Nacional do Superaguí, ampliado em 1997, totalizando 34.254 hectares - foi considerado pala UNESCO como Sítio do Patrimônio Natural Mundial.
*
a natureza do Superagui nos tempos de Michaud

fonte: reprodução
*
Existe a RPPN Salto Morato, criado em 1994 pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, com 1716 hectares, também a Reserva Ecológica do Sebuí, constituída com 500 hectares, onde habitam cerca de 91 espécies de aves, sendo 26 endêmicas, entre elas 05 na lista de animais ameaçados de extinção do Paraná, 02 na lista nacional e 02 na lista mundial.
*
3ª Cachoeira no Sebuí

foto: Carlos Renato Fernandes (direitos reservados) 
*
Reserva Natural Serra do Itaqui, adquirida em 1999, possui 6.653 hectares, sendo mantida pela SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, constituindo-se ali uma Unidade de Conservação Perpétua, possuindo mais de 800 espécies de plantas, 235 de aves (52 famílias), 42 de peixes, 30 de anfíbios, 39 de répteis e 22 áreas de vestígios arqueológicos (sambaquis, ruínas). 
*
ALELUIA - ALELUIA - ALELUIA
o aterro sanitário, é sim senhor, está saindo. como muitos dizem que está parado e outros dizem que está em andamento, fomos conferir e é verdade, está em andamento as obras do Aterro Sanitário de Guaraqueçaba, cerca de 240 mil reais investidos na obra - e aos que criticam, basta agora colaborar, pois vai ser necessário a separação seletiva em nossas casas - isso significa que para dar certo e enfim Guaraqueçaba respirar melhor e se orgulhar em dizer isso e aquilo sobre preservação e ecologia, teremos sim que contribuir e fazer cada qual a sua parte na coleta e na preservação. 
*
foto: Guto "Lelo"

foto: Zé Muniz
foto: Guto "Lelo"
*
e junto com o aterro sanitário, também está sendo construído, ou estava, o Barracão de Reciclagem do lixo, que você, caro leitor e morador de Guaraqueçaba, vai separá-lo devidamente em sua casa.
foto: LeandroDiéguiz
-----------------------------------------
VISITA 15 de maio de 2009
a primeira parte das obras estavam concluídas - o local parado...  
foto: Guto "Lelo"
foto: Guto "Lelo"
foto: Guto "Lelo"
*******
A NATUREZA AGRADECE

2 comentários:

  1. é, de 2009 pra cá mudou muito, teminaram o aterro sanitário e o barracão de reciclagem já tem até maquinários e diretoria....
    mas como estamos falando de Guaraqueçaba, até agora é só isso que temos, o mais importante que é ver isso tudo funcionando, ainda não sabemos quando será possível....

    ResponderExcluir
  2. Ola, sou moradora nova da Ilha do Puruquara, assim para chegar onde moro passo pela esteada do Bronze, onde existe um lixão, não sei se é esse mesmo da foto de seu documento, mas vasculhando o Google achei seu portal e venho pedir orientação para esclarecer a atual situação em que se encontra esse lixão, a estrada está intransitável, o lixo está na rua, de tanto que tem, o cheiro é o ambiente está sendo todo deteriorado pelo descaso e falta de separação adequada, tanto açougue, mercado e hospital jogam seus dejetos ali, imagine ossos, carniça , seringas, e tudo mais , se o Sr. Puder ajudar e dar um help a população que está sendo prejudicada agradeceria, sou nova no lugar e tenho um lugar para receber turistas e pescadores, e fazer gerar renda na ilha, mas o descaso está imperando por aki, como sua publicação é de 2009, poderia dar uma revisada e fazer um alerta? Gratidão

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...