"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

12 de abril de 2009

Morro do Quitumbê, muitas belezas pra nos mostrar... muita degradação pra lamentar

por Zé Muniz
foto: Zé Muniz

foto: autoria desconhecida
*
Achei! A figurinha nº 5 da coleção Naruto. Há também tem cerveja, refrigerante, prato de porcelana, salgadinho, fogos de artifício, preservativos, seringas, muitas bitucas, vinho, garrafas de conhaque e cachaça... parece festa, porém tudo isto foi encontrado no Morro do Quitumbê, neste domingo de Páscoa, em uma visita que o Nosso Pixirum (Zé Muniz e Guto “Lelo”) fez ao local.
*
foto: Guto "Lelo"
*
O Morro da Vila ou Morro de Guaraqueçaba, como já fora chamado, recebe o nome de “Quitumbê”, significando, segundo alguns autores: Cui = fina, aguda / Itaimbê = pedra pontuda – ou Cui = fina, pontuda / Ita = pedra / Bê = muita – algo como muita pedra pontuda.
*
foto: Guto "Lelo"
*
Numa trilha de incomparável beleza, tem-se o prazer de chegar no alto deste, um mirante natural, donde observamos, o que de melhor Guaraqueçaba tem a oferecer e como já dizia o poeta guaraqueçabano Pedro Nilo Nascimento “Deus salve Guaraqueçaba / o Morro do Quitumbê / a coisa mais importante / na ponta dele se vê / a Igreja do Bom Jesus / sempre vai permanecer”. Pois é, de lá é possível observar ainda, o Porto de Paranaguá, Morro das Pacas no Superagui, Ilha do Mel, Salto Morato, Cerco Grande e a aldeia dos M’bya Guaranis, entre outras paisagens - Infelizmente também o que mais observamos é o LIXO – jogado de forma inconseqüente na natureza, por toda a parte, desde o começo da trilha, até o ponto final.
Parece brincadeira, neste domingo, uma das 07 turistas que estavam lá em cima, ao indignar-se com o lixo que recolhemos, nos disse: “os turistas que fazem isso?”, e vergonhosamente respondemos: - “não. são os próprios nativos”. Erramos? NÃO – somos nós mesmo, que subimos de dia ou a noite e somos os responsáveis por tal degradação. Há só para lembrar, todos os fogos de artifício, da queima na virada de ano, ainda estavam por lá, madeira, plástico, prego, etc...
*
foto: autoria desconhecida
*
Monte de pedra brita, sacos de areia, pedras de calçamento, é a nova paisagem do lugar, que recentemente ganhou escadaria de acesso, facilitando e embelezando muitas áreas, e que agora é alvo também de depredação, pois foram 05 degraus que pregamos (pregamos sim, pois fomos preparados para tal, com prego e martelo), além de notarmos a falta de 03 tábuas, que nos parece, foram retiradas ou nem colocadas foram.
*
foto: Guto "Lelo"
foto: Guto "Lelo"
*
POR FAVOR TRAGAM SEU LIXO DE VOLTA

foto: Guto "Lelo"
foto: turista (desconhecido)
*
Ainda concluímos com tal poesia de Helinho Santana, intitulado “Morro do Quitumbê”
Lá no Morro do Quitumbê / Na Cidade Ninho de Guará (Queçabá) / tralalá Tem um monte de verde pra ver / trelelê E um ar puro pra respirar / tralalá Lá de cima do Quitumbê/ trelelé Da uma vontade de voar / tralalá Vamos juntos vamos conhecer / trelelê As lindas praias do meu Paraná / tralalá.
*
"quem tem sorte pode avistar alguns animais"

foto: Zé Muniz
_________________________________________
obs: a materia acima foi entregue no dia 24 de abril de 2009, em mãos, ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, como proposta para formar-mos futuramente parceria e unir a juventude, com apoio da Secretaria, realizando um multirão de limpeza e mesmo concientização aos demais jovens. Não houve interesse para posterior parceria.
Este informativo se propôs a colocar na medida do possível placas de informação e orientação ambiental na trilha do Quitumbê (já foram colocadas 03) pedindo maior respeito com o meio ambiente.

2 comentários:

  1. parabens pela iniciativa de vcs primao guto estou orgulhosa de vc continue assim se morasse ai cm certeza iria se juntar a vcs nessa jornada mas que lixarada primo cm pode alguem fazer isso cm a natureza e degradante pessoas que fazem isso nao deveria fazer parte desse paraiso bjs

    ResponderExcluir
  2. É TRISTE VER A AÇÃO DE PESSOAS, QUE DEIXAM O RASTRO DA DESTRUIÇÃO ! PARABENS PELA INICIATIVA DE VOCES EM MANTEREM ESTE ACERVO NATURAL LIMPO. NOTA ZERO PARA OS BUROCRATAS MUNICIPAIS QUE NÃO ADERIRAM A IDEIA DE UMA PARCERIA EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOLÓGICA. SÃO ATITUDES ISOLADAS, COMO AS DE VOCES QUE TEM COLOCADO UM FREIO NA DEGRADAÇÃO TOTAL DO MEIO AMBIENTE. NOTA DEZ PRA VOCES.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...