"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

7 de abril de 2009

SALVEM o que resta da história de Guaraqueçaba

por Zé Muniz
Guaraqueçaba em 1926

foto: autoria desconhecida
*
“GUARAQUEÇABA 464 ANOS DE HISTÓRIA GEOLÓGICA, BIOLÓGICA E HUMANA”
Recentemente fui indagado a tentar solucionar os dizeres acima, expostos na Festa de Guaraqueçaba – e como parece óbvio notei uma extrema falta de informações, porém desconfiei pois tais informes com certeza devem ter sido pesquisa primeiramente por doutores ou Phds, mas mesmo assim, agora faz parte deste meio de informações tentar corrigir ou encontrar possíveis meios para que possais fazê-lo. Pois bem
 
HISTÓRIA GEOLÓGICA: Segundo BEHR (1998, pg. 21), “a história da região de GUARAQUEÇABA começa há 65 milhões de anos, antes do afastamento dos blocos continentais da África e da América do Sul... a região costeira como é hoje foi desenhada nos últimos 1,8 milhões de anos, com o continente sendo diversas vezes invadido pelas águas do mar”. 
*
ossada humana encontrada em sambaqui no litoral do PR
foto: Zé Muniz
*
HISTÓRIA HUMANA: O mesmo BEHR (1998, pg. 22), diz que os primeiros habitantes de Guaraqueçaba deixaram vestígio de suas ocupações, datadas em mais de 6 mil anos, possível em mais de cem sítios arqueológicos, completando ainda que este ciclo de sambaquis “terminou há aproximadamente um milênio”, quando temos a segunda população a ocupar as terras da atual Guaraqueçaba, os indígenas Carijós, do Grupo Tupi Guarani, até acontecer o contato com os portugueses, e é isso mesmo lá pras bandas do Superagui, no final do primeiro meado do século XVI (contato este que voltaremos a comentar). 
***
Olha só, e pra quem quiser saber mais, existem alguns autores muito bons, por sinal: MARTINS. Romário, SANTOS. Antônio Vieira, ALVAR. Júlio, há e ler não faz mal a ninguém, inclusive existem pessoas que lêem e observam estes erros grotescos que se observa em muitos lugares.
*
segue três momentos do antigo engenho de fabricar arroz, movido a vapor - hoje se fabrica por ali, filhos e dejetos...

em 1860
em 2008
-
referência:
ALVAR E ALVAR, Julio e Janine. Guaraqueçaba Mar e Mato. Curitiba: UFPR, 1979.
BEHR. Miguel. Guarakessaba Paraná Brasil. São Paulo: EMPRESA DAS ARTES, 1997.
MARTINS. Romário. História do Paraná. Coleção farol do Saber. Curitiba, 1995.
MUNIZ, José Carlos. Guaarqueçaba Um Pequeno Mundo Dentro do Mundo. Obra inédita. do autor.
SANTOS. Antônio Vieira. Memória Cronológica, Descritiva e Topográfica de Paranaguá e seus municípios - 1850 - Volumes I e II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...