"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

24 de junho de 2011

Fogueira de São João na comunidade de Utinga

durante toda minha infância ouvi minha mamãe dizer: "meu filho não presta brincar com o fogo", "Larga essa braza". Ao mesmo tempo que me alertava para o perigo, também para o respeito com o FOGO, este que é essencial na nossa vida de caiçara.
MAS MESMO ASSIM SEMPRE QUEIMOU!
Até que em minhas pesquisas ouvir dizer, que na noite de São João (24 de junho), a fogueira feita em homenagem ao santo, "é fria", "não queima".
como pode ser? Não, não pode ser.
*
Alguns anos tentando encontrar tempo e disponibilidade. Alguns colegas foram ver e me respondiam: "Vá ver".
*
Nos dois últimos anos não teve: motivo: forte chuva.
Neste 2011, após confirmar o convite, reunimos uns amigos e fomos ver!
*
DESTINO: Comunidade de Utinga/ Guaraqueçaba - PR
*

uma das dificuldades hoje é encontrarem lenha por perto e tempo para irem atrás da lenha no mato e conciliarem essa atividade com sua profissão.
*
a fogueira queimou - o "brazido" está ardendo - chamen Seu Alziro que tá quase na hora - já é quase meia-noite!
*
Chegou Alziro Pedro, espalhou a madeira que ainda não havia queimado. Fez um rastro de brasa ardente no meio. Com este galho abanou  e ascendeu a brasa. Fez um sinal de cruz sobre a brasa e...

Alziro é o responsável por fazer e benzer a fogueira

... retirou seus chinelos. ACREDITEM. sobre a brasa ardente, vermelha, acesa, atravessou, sem problema nenhum - na noite de São João o fogo não queima!
*
Logo em seguida Michelzinho, sem hesitar retirou seu tênis e atravessou. A partir de seu relato "não queima, não queima. é bem quentinho e macio", criamos coragem a ao ver as crianças, mulheres, fila de rapaziada da comunidade, não podia ficar apenas fotografando.
Ei - segure minha câmera, vou passar.
*
Opa Ruthinha passou de novo, pela segunda vez.
Mas agora sim é minha vez...
*
e fui.
realmente, inacreditável - na noite de São João eu cheguei a dançar sobre a brasa ardente - e como disse: "andando descalço sobre a pedra ou mesmo o mangue eu já machuquei meu pé muito mais do que aquela quentura fofa e macia da foguiera de São João".
*
As crianças da comunidade estavam a todo vapor. O povo formou um semi círculo, davam risadas, alguns iam, outros não. Alziro abanava novamente para reascender aquele braseiro.
O ritual é passar de um lado a outro e voltar, nunca indo duas vezes do mesmo lado e sem ir junto com outro do mesmo lado, respeitando sempre a tradição e os significados do ritual, a brasa não queima e se queimar, este não poderá atravessar noutro ano.
*
começou o forró. e ali deve ter ficado a noite inteira.
*
       são inúmeras histórias dos "sem fé" que não conseguiram passar, ou daqueles meio torrados que quiseram atravessar e cairam no meio da brasa e nada lhes aconteceu e mesmo daquele que passou de tênis pensando que não iria queimar e teve que se desfazer do calçado, pois queimou tudo. O pé não queima. Tem que acreditar.
Como diz Seu Alziro: "é tudo cisma da pessoa, tem que acreditar e passar que não queima. mas é só na noite de São João".
*
Lamentavam que tinha tanta gente, porque haviua caido nanoite de quinta-feira para sexta-feira, mas prometem pra ano que vem, quando será de sexta-feira para sábado, uma festa maior, com muita gente.
COMO SE AQUELA ALI NÃO BASTASSE PARA NOS IMPRESSIONAR.
*
nos resta agrdecer a comunidade de Utinga - detentora da tradição de "passar a fogueira de São João".
*******
acréscimo em 2013

 

vídeo da fogueira de São João, na comunidade de Utinga, no ano de 2013

2 comentários:

  1. Parabéns pelo exelente registro...abraço

    ResponderExcluir
  2. Zé .. Se eu não estiver na festa de São João de Caruaru/PE, no ano que vem estarei aí com vcs ... Só não sei ainda se serei um 'com fé' ou um 'sem fé'. Muito bacana o texto e as fotos. Cecil Maya - ESEC e APA de Guaraqueçaba - ICMBio

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...