"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

6 de março de 2019

Guaraqueçaba aniversaria - erro e descaso com sua história

        Eis que chega o mês de março e, como de costume, aquele alvoroço de alunos fazendo pesquisas sobre a história de Guaraqueçaba (coisa que na próxima semana cai em esquecimento); a população e sua ansiosa espera por cantores "nacionais" como lamentavelmente estão acostumados na programação oficial da festa... Panem et circenses... Precisamos decorar nosso hino! Será que vamos cantar?.
        Barracas, palco, fogos, muitos fogos. O auge, no dia 11, o tradicional desfile cívico, fanfarra, discursos das autoridades, blábláblá...
        E a nossa cidade? E a nossa História?

        Há anos escrevemos acerca do descaso com nossa história (há 10 anos atrás já iniciamos este blog com tal assunto, conforme o link (http://informativo-nossopixirum.blogspot.com/2009/05/historia-soterrada.html). O abandono por anos da história de nossa terrinha... e nesse tempo temos pesquisado, publicado, insistido e denunciado (informativo-nossopixirum.blogspot.com/2015/03/historia-de-guaraquecaba-artigo-do.html).

        Recentemente conseguimos com apoio legislativo aprovar a Lei que Cria (ou deveria) criar o Museu de Guaraqueçaba (http://informativo-nossopixirum.blogspot.com/2018/03/museu-de-guaraquecaba.html), o qual ainda aguardamos esperançosos uma utópica ação...

        Mas voltando ao que me inspira a escrever hoje... No ano de 2017, estivemos na sessão da Câmara de Vereadores de Guaraqueçaba, explanando acerca do descaso e ERRO NA HISTÓRIA de GUARAQUEÇABA (como alguns sabem, não somos a cidade mais antiga do Paraná, muito menos podemos afirmar ter 473 anos), e entregamos um pedido aos senhores vereadores, em mãos do Presidente à época, pedindo a criação de um comitê para analisar, debater e corrigir, enfim oficializar a história de Guaraqueçaba, conforme segue link do documento (https://drive.google.com/file/d/0B3Ue7WCPmb5GMlFrdUJ2LXNfS2c/view?usp=sharing).
        É lamentável, anos depois e nada se tem feito... e aquela bela recepção que tivemos em nossa Casa de Leis, as belas palavras proferidas por nossas autoridades, me fez descrente cada vez mais, e a incerteza de que estão para representar nossos interesses, blá, blá, blá... A história ficou esquecida.
       
        Guaraqueçaba foi nos últimos meses amplamente divulgada nos meios de comunicação nacional, fato que atraiu muitos visitantes e orgulhou os conterrâneos. Mas uma pergunta soa no ar... Onde o visitante vai poder ver toda essa riqueza histórica que a televisão noticiou?????

        Gostaria que essa postagem chegasse (certamente chegará) aos nossos representantes e que pudessem responder-nos: Como está o andamento do citado comitê para corrigir e ou escrever a história de Guaraqueçaba? Ou se não foi aprovado, por quais razões? E o Museu de Guaraqueçaba, devidamente aprovado e sancionado, qual o próximo passo até sua instalação? Estão acompanhando? Ou apenas criam leis sem sequer saber do que se trata...

        É lamentável aniversariarmos e não termos o que comemorar...  Mesmo assim, PARABÉNS AMADA GUARAQUEÇABA, terra querida que nos viu nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...