"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

16 de fevereiro de 2012

Praça William Michaud... constantes e eternas mudanças

Ao fundo, nota-se o velho casario da nossa Guaraqueçaba que, infelismente, pela ação do homem/tempo nos resta apenas estas imagens...


*
1980
*
1920
Rua Paula Miranda: De frente para o mar, sendo conhecida antigamente como Rua da Praia e Rua Boa Vista, passou a ser o sobrenome do Ex-Prefeito Manoel de Paula Miranda.


*
do velho balaústre inglês... nada restou! Serviu de entulho, aterro.

*

*
detalhes na arquitetura, denunciam um período de economia baseada na exportação de arroz, banana - o auge da economia.

*

jamais imaginava-se que um dia teriam que aterrar e alargar as ruas... pois por ali passariam carros!

*


1950
*

ainda com o velho coreto, vítima da ação em nome do progresso. Aos fundos a Casa de Atendimento ao Visitante, também demolida.

*

2006

*

Monumento ao Guará - criticado por muitos, mas justíssima homenagem a esta bela ave, a qual devemos nosso nome de cidade, inaugurado em março de 2004, pelo prefeito Antônio Felício Ramos Filho, no local onde existia um chafariz. Na última reforma, o Governador Roberto Requião ordenou a demolição do Monumento ao Guará. 

*

em tempos da fábrica de palmito e do Romanos Bar, onde se tomava no Copo Sujo
VER:
*

*
em época do segundo Chafariz. Infelismente não conseguimos fotografias do primeiro Chafariz da praça. Apenas nos resta lembrança das noites de domingo, os jatos de água, coloridos, crianças correndo ao seu redor...

*******

A Praça  William Michaud, antigamente conhecida como Praça Boa Vista, visto que a rua que a margeava assim se chamava, foi totalmente aterrada, sendo usada como campo de futebol, depois calçada e inaugurada em 14 de fevereiro de 1992, pelo prefeito Luís Chemim e reinaugurada em 09 de março de 1996, pelo prefeito Antônio Felício Ramos Filho, criando a lei nº 003/92 – construindo um chafariz com jatos de água multicolorida. A praça homenageia este colonizador suíço que morou no Superagui.


*******


Desativado o Campo de Futebol, inicia-se a jardinagem da praça.
*******



*******


No ano de 2006, foi destinado pelo Governo do Estado R$ 731, 4 mil reais para a revitalização total dos 9.381 m² da praça, deixando-a com piso em mosaico português petit pavê – nas cores preta, branca e vermelha, homenageando a figura do Português, colonizador da região, a praça ganhou iluminação, além de muitas árvores, projeto este do Arquiteto Orlando Busarello, além do mobiliário urbano (bancos e chalés), a praça terá também os trapiches e o deque reformados.

*******

alguns artistas que deram suas pinceladas sobre a Praça "de baixo".
Régis (1990)
Original: Eugênia do Nascimento Viana.

*
Rafael Lopes da Silva

VER:

*******

Adailton Galdino
Original: Glaci de Almeida Martins.

*******


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...