"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

26 de setembro de 2011

Casa do Fandango de Guaraqueçaba - relatório 2010 - ATIVIDADES ENCERRADAS em 2011

por Zé Muniz


        No não muito distante, em 2010 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Casa do Fandango de Guaraqueçaba, em 12 apresentações naquele espaço, recebeu cerca de 200 visitantes, dos mais diversos estados brasileiros ou de países como Costa Rica, Colômbia, México, Argentina, Perú, Honduras, El Salvador, Venezuela e Panamá.

integrantes do Fandanguará e visitantes
*

Público visitante dentro da Bernunça - interação
*

Fandango para visitantes e convidados
*
        Todos apreciaram um pouquinho da cultura caiçara através de exposição, acervo bibliográfico e vídeográfico e mesmo do Fandango, demonstrado pelo Grupo Fandanguará, que com cerca de 30 jovens, trabalhava essencialmente esta tradição, e que neste mesmo 2010 fora selecionado a representar o Estado no Teia 2010, evento do Ministério da Cultura, realizado em Fortaleza/CE, ainda atuando na interação e vivências com grupos e fandangueiros em Vila Fátima, Superagui, Abacateiro, Morretes e Paranaguá, bem como participado de eventos em Curitiba, como a Corrente Cultural.

acervo de instrumentos
*
        As ações deste espaço cultural, tem objetivado a re-valorização e mesmo a divulgação da cultura no município, tendo distribuído 50 DVDs “Caiçara” e centenas de “Guia de Fandango”, tanto nas comunidades quanto aos visitantes, tendo inclusive, sido inserido pela COOPERGUARÁ e pelo Guia Turístico 2010 (Secretaria de Estado de Turismo) no roteiro turístico/cultural do município, integrado também no Sistema Nacional de Museus (Ministério da Cultura) e no Guia de Museus do Paraná (Secretaria de Estado da Cultura), possibilitando acima de tudo, a visita de pesquisadores e das escolas do município, aulas, palestras, oficinas e apresentações, apoiando ações como shows, exposições (Instrumentos Musicais do Fandango) e projetos de pesquisa como Universidade Sem Fronteira, atuando ainda como parceiro no processo do Fandango Caiçara como Patrimônio Imaterial do Brasil (MINC/IPHAN).

       Ainda sedia a Banda Kaos, atuante no cenário musical local, já com composições próprias no seu repertório, o Grupo Fâmulos de Bonifrates, que completou 11 anos de atividade cultural na região. Com gravações de pesquisas e espetáculo em cds e a publicação em livros de pesuas pesquisas. 

        Mantém ainda uma exposição sobre Fandango Caiçara no Centro de Visitantes e apoiado/divulgado informações sobre enossa cultura nos mais diversos lugares e ambientes da cidade, como por exemplo, na Mercearia Rodrigues.

        O espaço cultural, sede da Associação dos Fandangueiros, completa 09 anos, pertence ao IBAMA, sendo conduzido e administrado VOLUNTARIAMENTE por aqueles que nele atuam.

        Porém neste 2011, as portas estão FECHADAS - como sempre, mais uma vez foi pedido a atenção do poder público e nada de respostas positivas. As chuvas do começo do ano, alagaram completamente o espaço, com prejuízo material inclusive. Estamos a cerca de seis meses esperando a solução que o Dpt. de Cultura Municipal ficou ajudar (deslocar uma equipe para abertura de valas, etc...).

        Mais recentemente veio o corte do abastecimento de água, até então paga pelo dono do imóvel o agora Instituto Chico Mendes.
       Ainda utilizamos o espaço apenas como barracão para guardar materiais, pois não há mais condições de recebr público.

Nos resta agradecer e "agradar" muitos por aqui. FECHAMOS AS PORTAS.
visitantes com Zé Muniz

3 comentários:

  1. Obrigada Muniz ! Pelas informações;
    Tem uma lenda Chinesa, sobre uma cachoeira. suas águas se precipitam de trinta (30 ) metros de altura num velocidade superior á de uma flexa lançada por forte argueiro
    A lenda diz que uma vez por anos milhares de Peixes (carpas) se reunem aos pés da cachoeira na esperança de subí-la.
    Pois aquele peixe que conseguir o feito vai se transforma em Dragão ( segunda a lenda Chinesa os dragões tem o poder dos raios e trovões, e fazer chover)(....) E o esforça para tal façanha e colossal e cheios de enormes riscos e muitos perigos..(..)Alguns dos peixes são arrastados pela forte correnteza, outros caem nas garras de águias e falcões, e outros são presas em redes e armadilhas, e outro ainda são atingidos por flechas de pescadores....tal é a dificuldade que uma carpa encontra para se torna um dragão(...)Porém os peixes nunca desistem, e todo ano na mesma época se reúnem para subir a cachoeira.
    MLSB

    ResponderExcluir
  2. Oi Zé, tudo bem?? fico indignado com esse tipo de situação, mas não teria como fazer um mutirão para recuperar o local? pelo menos deixar apresentável para receber turistas e continuar o trabalho de vocês? infelizmente a cultura do nosso povo não é levada a sério nas nossas cidades pelos órgãos municipais, não dá pra esperar nada por esse lado. Tem que meter a cara com força de vontade e contribuição de todos para dar certo. Aqui em Morretes é a mesma coisa. Não tem ponto de cultura e nem casa do fandango e ninguém se interessa por isso. Abraço

    ResponderExcluir
  3. olá a todos. Olha nunca abandonamos nossos ideais. Nunca poderemos deixar de ser caiçaras, nunca poderemos esquecer o fandango... apenas não temos condições de manter um espaço ou muitos realmente não aprendemos a fazer o que gostamos voluntariamente, pelo simples gosto de se fazer o que gosta e ser feliz. Aos interessados, é claro atenderemos, como recentemente na Pousada Chauá recebemos um grupo e neste final de semana receberemos na sede da Cooperguará. Lamento que aquele movimento num espaço próprio, onde faziam fogueiras, teatro de bonecos, ensaios, oficinas, etc... fica na boa recordação. Como não podemos viver sem estas coisas, logo lançaremos outra ideia, assim espero, assim seja...

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...