"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

26 de julho de 2011

Elefante Marinho e outros seres que por estas terras apareceram...

        De histórias um tanto difíceis de se acreditar nossa região está CHEIA... Seguem algumas delas, inclusive já publicadas em antigos jornais que circulavam no Paraná, que infelismente perdi a referência.
        Certa vez, o que causou espanto na população fora o Monstro Assustador, que como contava o Sr. Gustavo (In Memorian), certa vez por aqui aparecera este bicho muito feio, de couro liso e lustroso, com uns dentes para fora e de bigode. Alguns dizem hoje que seria uma foca, mas que assustou toda cidade naquele tempo. Já o Sr. Luizão (In Memorian), vira publicado sua história sobre seu amigo o Boto Pintado, que muito o ajudara quando " o mar não estava bom para peixe", pois bastava pedia a ajuda de Pintado e o boto enchia sua canoa de peixes. Já Zelândio gostava de contar sobre a Onça que seu avô pegara, que "Juro dor Deus" media 22 palmos de comprimento. Já Celmiro (In Memorian) conta de uma enorme Jamanta (peixe) que avistaram no porto e que chegava a fazer sobra na água, com as asas abertas dava quase as medidas da baia, do porto ao mangue do Povoçá. Fisgaram por todos os lados a amarraram na vila, porém quando ela deu uma mexida arrancou todas as amarras, desaparecendo no mar.
        Nas minhas vagas lembranças, nada havia causado tanto medo e pavor quanto a "escuridão". Na televisão já se anunciava: "Pela manhã, o dia vai ficar noite" - algo assim. Alguém disse que era o "fim do mundo". Por certo um louco, divulgou um folheto com mensagens sobre o acontecimento final para a humanidade, naqueles dias de escuridão que se aproximavam. Trazia, inclusive, orientações para que não abrissem as portas de casa, nem acaso alguém do lado de fora assim pedisse. E aos que olhassem a "escuridão" ficariam cegos e ...
... Chegou o dia - eclipse total do sol - realmente, pelas nove horas da manhã, escuridão total em Guaraqueçaba... Os animais nem bem sairam e já se recolhiam, pássaros, galinhas, todos retornando ao abrigo - nós éramos num número de poucos guaraqueçabanos, subimos o Morro do Quitumbê e tivemos o privilégio de ver tal fenômeno - Incrível. Enquanto muitos, trancados em suas casas, apenas oravam pela sua salvação.
        Mais sem dúvida, o que mais causou espanto no povo de Guaraqueçaba, inclusive levando muitos a entrar em pânico foi a Bolha que atravessou o céu da região. Há até quem diga que escureceu toda a cidade e que os moradores se trancaram em casa. Foi na época da passagem do dirigível pelo litoral do Paraná. A seguir fotografias do dirigível passando pela cidade de Paranaguá. Por lá eles também se assustaram. Confira
Passagem do dirigível em 1936
Acervo: Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá / Museu da Imagem e do Som

*

        MAS E ESTE BICHO QUE APARECEU RECENTEMENTE???????

        Este tem explicação e não precisamos nos assustar. É um Elefante-marinho, recentemente encontrado no mangue, aqui mesmo na baía de Guaraqueçaba.
        Dizem os biólogos, que "é até comum nesta época do ano os animais de regiões polares virem para cá em busca de alimentos, mas já fazia muitos anos que não se tinha registro de um elefante-marinho na região".
       O animal, de 3,5 metros, é um macho juvenil da espécie Mirounga Leonina. De acordo como o CEM - Centro de Estudos do Mar (UFPR), o último avistamento de um leão marinho havia sido registrado em 1985.



*

REFERÊNCIAS:
http://www.youtube.com/watch?v=5YxW834fJXY - acessado dia 26 de julho de 2011. 15:30hs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...