"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

29 de janeiro de 2016

lançamento de livro - A arte Guarani-Mbyá de Guaraqueçaba


Lançamento:
Dia 04 de fevereiro de 2016, a partir das 19h00, no Museu Paranaense. 

Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco, Curitiba, Paraná

Valor promocional do livro no dia do lançamento: R$ 50,00*


        O livro traz um registro do processo de criação da escultura guarani-mbya da aldeia Kuaray Guata Porã (Caminho Bonito do Sol), do município de Guaraqueçaba / PR. Aborda todas as etapas de produção, desde a coleta da madeira caixeta e demais materiais ofertados pela natureza até a sua conclusão. Trata-se de um registro completo da confecção, mostrando os detalhes e ferramentas usadas na criação escultórica, oriunda da tradição oral guarani que atravessa os séculos. 


        O livro não retrata somente o registro, mas tece uma relação das visões de mundo e das artes indígenas com a arte contemporânea, apontando onde elas se encontram e dialogam plenamente e onde seguem por caminhos diferentes. 


        Para tanto, Daniel Conrade – escritor e ilustrador de natureza há 16 anos – utilizou na criação das ilustrações técnicas totalmente manuais como aquarela, bico de pena em nanquim e lápis sanguínea. O resultado remete propositalmente a uma linguagem de literatura de viagem que aborda principalmente a poética guarani. Mostra não somente um registro físico, mas a relação desta aldeia e de seus moradores com a natureza, seus deuses, suas crenças e a forma como essas crenças estão enraizadas em sua produção artística. 


        O projeto, realizado através da Lei Rouanet, é fruto do apoio e patrocínio do Ministério da Cultura - Governo Federal, Secretaria de Estado da Cultura com seu programa Conta Cultura e da COPEL - Companhia Paranaense de Energia. A publicação conta com o marketing cultural do Cultural Office, texto de Fabrício Vaz Nunes (artista plástico, professor de História da Arte na EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná e colunista da Gazeta do Povo), fotografia de Hudson Garcia (um dos grandes nomes da fotografia de natureza do Paraná) e belíssimo projeto gráfico de Guilherme Zamoner.

Informação: Agência Estadual de Notícias

Ficha Técnica:

Elaboração do Projeto: Monica Drummond
Marketing Cultural: Cultural Office
Texto: Daniel Conrade e Fabrício Vaz Nunes
Ilustrações e Desenhos: Daniel Conrade
Fotografias: Daniel Conrade e Hudson Garcia
Revisão de Texto: Michele Mueller
Versão para o Inglês: Michele Mueller
Projeto Gráfico: Guilherme Zamoner
Impressão: Maxi Gráfica.
Livro: 144 páginas, 25x25 cm.


Contatos com o autor Daniel Conrade

Um comentário:

  1. Muito bom o relato, encantador o livro e a junção das duas coisas não só somou mas tornou possível o desejo pela obra pelos detalhes destacados e bem colocados.

    Parabéns pra todos!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...