"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

26 de agosto de 2015

Legislativo de Guaraqueçaba aprova PL que Cria o Dia do Fandango Caiçara "Mestre Janguinho"

        Em sessão realizada no dia 25 de agosto de 2015 os vereadores aprovaram o Projeto de Lei, indicativa cultural, proposta pelo Vereador Oromar Rodrigues criando o Dia do Fandango Caiçara no município, com ações culturais previstas na semana em que aniversaria o Mestre Janguinho (In Memoriam), 06 de outubro.
 
        Desde o extinto Pirão do Mesmo, que nasceu no ano de 1996, onde Mestre Janguinho desempenhou reconhecida ação em prol do Fandango Caiçara, observa-se a falta de políticas públicas, ou seja, ações específicas e concretas das gestões que se passaram visando a história e cultura de nosso povo, evidenciado apenas restritamente em apresentações nas festividades alusivas ao aniversário do município, salvo em casos recentes, onde observa-se, mais reconhecimento e portanto maior abertura aos movimento cultural local acerca de proposições culturais no município.
 
        Entendendo como compromisso também dos gestores, o PL Dia do Fandango Caiçara, prevê ações, principalmente à cultura, turismo e educação, que fomentem a história e cultura caiçara, valorizando assim, nossa identidade.

        segue link da indicação desta iniciativa, juntamente com os acréscimos de correções apresentados ao pré-projeto de lei e tão logo sancionado seja pelo executivo, como esperamos, publicamos a lei na íntegra e aguardamos o cumprimento da legislação.

https://drive.google.com/open?id=0B3Ue7WCPmb5GeUtTbW5lWlJHdU0

Edmir Vidal Lopes 'Zil', vereador Gracindo 'Nico', vereador Oromar, Zé Muniz, Leandro Diegues, Vereador Abelardo.

vereadores e convidados presentes
 
*******
 
ATUALIZAÇÃO DO DIA 09/09/2015
 
        O PL que cria o Dia do Fandango Caiçara foi sancionado pela Excelentíssima Sra. Prefeita, tornando-se lei municipal.
        Segue link de cópia na Biblioteca Eugeniano Ferreira.
 
 
*******
Veja reportagem no site oficial da Prefeitura de Guaraqueçaba
 
OBS:
        Pedimos a atenção na leitura, pois tal proposta transformada em PL e agora sancionada não se trata de 'mais um' feriado municipal.

2 comentários:

  1. Preservar á preciso.
    Pode ser a natureza e também os costumes do povo simples dessa região.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...