"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

26 de junho de 2012

Fandango Caiçara... Patrimônio Imaterial do Brasil (parte I)

IPHAN abre prazo para manifestação sobre Fandango Caiçara

Diário Oficial da União
Número 121
Segunda-feira, dia 25 de junho de 2012.
Amilton Mendonça e sua rabequinha - Vila Fátima/Guaraqueçaba



        O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 25 de junho, publicou a abertura de prazo que qualquer pessoa apresente sua manifestação a respeito da proposta de Registro do Fandango Caiçara com Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

        O pedido de reconhecimento foi apresentado pelos seguintes institutos: Associação de Fandangueiros do Município de Guraqueçaba, Associação de Cultura Popular de Mandicuéra, Associação Cultural Caburé, Associação dos Jovens da Juréia, Associação Rede Cananéia, Instituto de Pesquisa Cananéia, Associação dos Fandangueiros de Cananéia e Instituto Silo Cultural. O pedido de registro também tem o apoio de toda a comunidade.

        De acordo com o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN), que o Fandango Caiçara é uma expressão musical, coreográfica e poética presente no litoral sul de São Paulo e do norte do Paraná. Sua estrutura é bastante complexa e reúne práticas que vão além da dança, envolvendo também o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. Nos bailes se estabelecem relações de trocas e diálogos entre gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos, com o objetivo de manter a memória e a prática das diferentes músicas e danças.

        O Fandango Caiçara se classifica em batido e bailado valsado, com algumas diferenças nos instrumentos utilizados, estrutura musical, versos e toques. Essa é uma forma de expressão profundamente enraizada nas comunidades caiçaras que contribui para a reiteração de sua identidade cultural, determinando padrões de sociabilidade.

        Com o trabalho de instrução do processo sobre o Fandango Caiçara, o DPI/IPHAN encontrou elementos que justificam a indicação para sua inscrição no Livro de Registro de Formas de Expressão. As manifestações a respeito da proteção desse bem cultural devem ser feitas por carta, no prazo de 30 dias a contar da publicação, para a presidência do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O endereço é SEPS Quadra 7/3/913 – Bloco D – 5º andar – Brasília-DF. CEP 70.390-135.
Assista ao vídeo documentário Nos Passos do Fandango - http://bit.ly/MUumti




Fausto Pires (In Memorian) - violeiro de Barra de Ararapira ao lado de sua esposa D. Leontina Pires

********

FANDANGO CAIÇARA

- PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL -


        Durante o II Encontro de Fandango e Cultura Caiçara realizado em Guaraqueçaba no ano de 2008, foi entregue à Rebecca de Luna Guidi (IPHAN), o pedido encaminhado pela Associação dos Fandangueiros do Município de Guaraqueçaba, Núcleo de Pesquisa em Áreas Úmidas Brasileiras NUPAUB/USP, Associação Rede Cananéia, Associação de Cultura Popular Mandicuéra, Associação Cultural Caburé, Instituto Silo Cultural, Associação dos Fandangueiros de Cananéia, Associação Jovens da Juréia, contendo ainda 416 das pessoas que participavam do evento.
        O pedido foi entregue por Durçulina Fagundes Eiglmeier, Leonildo Pereira, ambos da Associação dos Fandangueiros do Município de Guaraqueçaba e Bonifácio Modesto, do Grupo de Fandangueiros de Morro Seco/Iguape/SP.
        Em 18 de fevereiro de 2009 teve a abertura do processo nº 01450-014268/2008-59, sendo que o inventário teve início nos meses iniciais de 2010.

Um comentário:

  1. Associação de amigos de Guaraqueçaba que era tida como apolitica assumiu um lado, issso torna toda sua concepção de voto limpo fraldulenta e mentirosa tentando direcionar os eleitores para um lado, bem como umas pessoas que não querem admitir mais já mostram o seu lado, para quem conhece os dois candidato sabe quem gosta de trabalhar e quem não gosta.Vc nunca observou isso Zé? Pena que todos estão interessado em cargo e não no bem estar da cidade.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...