"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

31 de março de 2012

Exposição Guaraqueçaba de outrora... Guaraqueçaba de agora


        Desde o dia 03 de março - em comemoração dos 467 anos de Guaraqueçaba - está exposto no Mercado Municipal a exposição fotográfica "Guaraqueçaba de Outrora ... Guaraqueçaba de Agora" - reunindo cerca de 28 fotografias antigas, acompanhadas de fotografias recentes, sendo que foi procurado retratá-las do mesmo mesmo local e aproximar o mesmo ângulo. Claro que muitas quase impossível, pois cresceram árvores, modificaram todo espaço urbano, destruíram antigos casarios... os próprios equipamentos de hoje com uma possibilidade de qualidade muito superior, etc.


        Até o dia 31 de março, a Exposição recebeu mais de 500 visitantes, dentre os quais destacamos os alunos do Colégio Estadual Marcílio Dias, que estiveram na abertura e durante todo o mês, em visitas monitoradas.








        A exposição é aquisição permanente da Secretaria de Cultura de Guaraqueçaba e permanecerá no espaço do Mercado Municipal, quando por lá não estiver exposto outro trabalho, pois a ideia, segundo o atual secretário, é transformar aquele espaço num local permanente de exposições culturais.

Curadoria/Historiador: Zé Muniz.
fotografias atuais: Leandro Diéguiz.
Molduras/estruturas: Eduardo Usui Schotten e Gilson Anastácio.
Arte do Banner: Jaganatha Artesanatos (Onofre da Silva).

PROMOÇÃO: Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba/Secretaria de Cultura.


*******

ACRÉSCIMO FEITO DIA 13 DE MAIO DE 2012.


CERCA DE UM MÊS EM EXPOSIÇÃO, COMO COMBINADO, O MATERIAL DE FANDANGO, ACERVO PARTICULAR, FOI RETIRADO E OS QUADROS, AGORA BENS ADQUIRIDOS PELA SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE, FICARAM AINDA EXPOSTOS, ATÉ A DATA QUE ENTRARIA UMA NOVA EXPOSIÇÃO, JÁ MARCADA E CONFIRMADA. PORÉM, NAQUELE ESPAÇO, PARECE, TRABALHAM VÁRIAS PESSOAS, NENHUMA OU QUASE NENHUMA, SE DISPÕE A CUIDAR DO ESPAÇO, SE BEM QUE NÃO É O SEU TRABALHO, MAS OS USUÁRIOS ALI PODEM FAZER O QUE QUISEREM, PARECE, POIS NINGUÉM QUE ESTÁ EM HORÁRIO DE SERVIÇO NADA FAZ, SE ACONTECER NO CENTRO DO MERCADO, SE IMPORTAM E PREOCUPAM APENAS PELOS SEUS AMBIENTES INTERNOS... SEM CONTAR AOS DIAS COMO DOMINGO, POR EXEMPLO, EM QUE, POR CONTA DE QUE O BANHEIRO FIQUE LIVRE, O MERCADO, ESPAÇO DA EXPOSIÇÃO FICA COMPLETAMENTE SEM NINGUÉ, ABANDONADO...

RESULTADO...

SUMIU UMA FOTOGRAFIA, RABISCARAM E RASURARAM O LIVRO DE VISITANTES...



POR DIVERSAS VEZES COMUNIQUEI O SECRETÁRIO DA NECESSIDADE DE ALGUÉM APENAS PARA CUIDAR DAQUELE ESPAÇO EXPOSITIVO, PELO RISCO DE SUMIREM OBRAS EXPOSTAS, DANIFICAREM OBRAS E MESMO MONITORES PARA INFORMAREM OS VISITANTES SOBRE AS EXPOSIÇÕES, ETC... AO QUE, RECENTEMENTE RESPONDEU-ME QUE UMA NOVA FUNCIONÁRIA SERIA DESIGNADA APENAS PARA CUIDAR DO ESPAÇO.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa louvável da exposição sobre "Guaraqueçaba de Outrora"!
    Agora só falta melhorar o acesso rodoviário para mais pessoas poderem usufruir de tudo que Guaraqueçaba oferece!

    Atenciosamente,
    Zélia Maria Nascimento Sell
    Curitiba- Paraná.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...