"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

20 de fevereiro de 2011

um adufo silenciado. Um exemplo admirado. Faleceu Antônio Leotério, fandangueiro de Superagui

Com pesar que transmito a notícia do falecimento, nesta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, do Sr. Antônio Leotério, fandangueiro do Superagui, como publicado no blog Fandango do Paraná (http://fandangodoparana.blogspot.com/), do amigo Marcos Maluceli.

Antônio Ramos ou Antônio Leotério, como era conhecido, nasceu na Barra de Ararapira, no ano de 1919 e junto com os quatro irmãos, aprenderam a tocar viola, se destancando nos fandangos.

Em Superagui, onde residia, era insubstituível, pois quando se escutava o rufar do Adufo, a certeza era única, Seu Antônio Leotério está lá. Era um mestre no rufar do adufo. E não perdia na viola também.

Sua contribuição está gravado nos Cd "Quebrando as tamancas" do fandango do Superagui, bem como no DVD "Superagui paraíso e fandango", além de infinitos e diversos vídeos, principalmente no youtube, retratando o fandango no Bar AKDOV em Superagui, e quem sempre estava por lá... Seu Antônio Leotério.

Cd Quebrando as tamancas

Antônio Leotério em Guaraqueçaba durante o II Encontro de Fandango (2008)
foto: Leco de Souza -II Encontro de Fandango
*
No Bar AKDOV com o inseparável amigo Pedro Miranda
foto: Marcos Malucelli
*

Vídeo no You Tube sobre Fandango em Superagui:
http://www.youtube.com/watch?v=Z7VqwlGeXI0

*
É no BAR AKDOV que se reúnem fandangueiros de todas as partes para uma boa brincadeira. Quando lá estive pela última vez, a recepção foi ótima. Tocamos, dançamos, era uma alegria compartilhar com tão nobres fandangueiros daquele momento. Quão felizes estavam, fazendo o que gostam, se divertindo... Há e agradando os outros ainda.
Força amigos.
Pazzzzzzzzzz Leotério.

2 comentários:

  1. Aquele modo concentrado de tocar o adufo vai conquistar o céu!!
    Descanse em paz Leotério.

    Leco de Souza.

    ResponderExcluir
  2. Que pena! Lembro dele, do seu Pedro,Seu Alcides que dança com todas a mulheres bonitas da Ilha e o seu Leonildo que eu já encomendei uma viola e adqueri recentemente uma Bandolinha.
    Lamentei quando fui a última vez a Superaguí e soube do falecimento.
    Espero sinceramente que o fandango continue na forma de seus filhos para que não percamos esta preciosidade que é o Fandango de Superaguí.
    Marcio Violeiro

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...