"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

28 de julho de 2020

Cidade Berço ou Cidade Mãe???

        2020. Mais um ano em que, reascende a velha e tão simples questão, polêmica ou não, acerca da dúvida que cerca a todos ou a alguns que insistem em não querer aprender: Quem é a mais velha, Paranaguá ou Guaraqueçaba?
        Tentando explicar este assunto, já postamos neste blog, já publicamos na Revista do Instituto Histórico e  Geográfico do Paraná https://drive.google.com/file/d/1585YI4l_FOXzXU3FYaI5hztKYBfS1yrA/view, inclusive, já estivemos em sessão da Câmara de Vereadores de Guaraqueçaba http://informativo-nossopixirum.blogspot.com/2017/04/guaraquecaba-erros-em-nossa-historia-e.html; pedindo a criação de uma Comissão para correção de 'erros' em nossa história e nada aconteceu. 

        Neste ano, as duas cidades, através de suas Gestões Executivas, como símbolo destas, têm utilizado os seguintes slogans "berço do Paraná" e "mãe do Paraná", conforme segue:


e


*******

PARANAGUÁ

"[...]. Nos anos de 1550, através de Ararapira e Superagüi, penetrando e navegando a vasta e bela baía de Paranaguá, as canoas vicentinas aportaram na ilha da Cotinga, próxima do continente [...]" (Prefeitura de Paranaguá). 


29 de julho de 1648 - fundada a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá.
05 de fevereiro de 1842 - elevação da Capitania de Paranaguá à condição de Cidade de Paranaguá.

        Enquanto cidade, em 2020 Paranaguá completou 178 anos, porém, da fundação de sua Vila, se passaram 372 anos

GUARAQUEÇABA

11 de março de 1880 - Lei nº 557, assinada pelo Presidente da Província do Paraná Manuel Pinto de Souza Dantas Filho, a então Freguezia de Guaraqueçaba é elevada à categoria de Vila (Cidade de Guaraqueçaba).

      Enquanto cidade, neste 2020, Guaraqueçaba completou 140 anos

Seria então Guaraqueçaba a CIDADE BERÇO DO PARANÁ?

        "Terra Mãe do Paraná" estaria adequado ou "Vovózinha do Paraná" seria uma auto-intitulação interessante, uma vez que o 1º Registro do Paraná Português se dá pelo alemão Hans Staden, em 1549 (e não em 1545 como oficialmente Guaraqueçaba insiste em seus históricos) e esta citada Vila como todos sabemos, pertence ao hoje Município de Guaraqueçaba.
        Mas como o Blog Nosso Pixirum traz em sua página inicial, poderíamos ainda utilizar e nos orgulhar de sermos a "Terra do Guará", "Terra do Fandango Caiçara", "Terra do Bom Jesus", "Terra de Domingos Nascimento", dentre outros que evidenciam nossa história e nossa cultura, precisando, é claro, do reconhecimento e valorização, inclusive de nossas autoridades políticas.

*******

E parabéns  Paranaguá, a cidade mais antiga do Paraná.