"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

10 de março de 2017

As vezes me assusto com você Guaraqueçaba...

É... As vezes me assusto com você Guaraqueçaba...
        Vejo e ouço coisas a teu respeito que me fazem refletir: Será que estamos mudando?

2017 - estamos prestes a novamente celebrar teu aniversário e parece-me, desta vez, em singela festividade - mais singela em recurso orçamentário - o que não significa menosprezá-la, pois promete grandes e agradáveis nomes e outras novidades, mas, significa também, ao que parece, um 'pensar novo', usando ou queimando tão somente um recurso necessário a uma festa, numa justa homenagem, porém, não esbanjando o que seria útil em outras necessidades do povo.

        Recentemente manifestamos o descontentamento pelo abandono do patrimônio público e apenas a net e manifestações em redes sociais, acrescido depois de documento protocolado, foi necessário para evidenciar o problema em questão e prontamente o gestor público interino, em questão de horas, viabilizar urgenciais reformas e sua equipe manifestar o desejo de revitalização do patrimônio em questão... Não ficaram questionando as competências e ou empurrando a responsabilidade a outrem.

        Voltando a festividade de aniversário, a cultura local vai ganhar um palco exclusivo - coisa nunca vista - grupos de fandango se apresentando, mestres fandangueiros convidados, além de oficinas e ainda apresentação dos Guaranis... Isso me faz refletir e pensar em mudanças, pois apenas o pensar estas coisas numa programação de festa de aniversário de Guaraqueçaba, por sí só reflete mudanças na forma de organização e da valorização de nossa diversidade cultural, tendo em vista ultimamente não ser 'normal' uma real valorização à cultura local por estas bandas, mas acreditemos nas mudanças, sem as famosas 'maquiagens'...

        Ao meio a insatisfações apenas 'politiqueiras' via redes sociais, parece-me que cresce também os desafetos da 'velha politicagem' praticado por aqui, aumentando cidadãos que reivindicam - via redes sociais e presencialmente em Sessões - seus direitos e cobram pelo zelo da 'coisa pública'. Vi nas últimas eleições candidatos sérios e competentes, comprometidos com uma boa política e se a moda pega, futuramente teremos muito mais competência administrativa em nossos representantes...

        Como guaraqueçabano, torcemos SIM pela verdadeira mudança na forma de pensar política e gerir os bens públicos... aproveitamos para parabenizar a Gestão Interina e o manifestado desejo de mudanças e que elas venham para ficar e acompanhar uma nova Guaraqueçaba rumo aos 500 anos.
PARABÉNS AMADA GUARAQUEÇABA
"TERRA QUERIDA QUE NOS VIU NASCER"

*******
acréscimo do dia 13/03/2017

        As intempéries dificultaram muito as coisas nesta passagem do aniversário de Guaraqueçaba, realmente assustaram, mas continuo acreditando, com escrevi acima alguns dias atrás... As vezes você me assusta Guaraqueçaba... que toda esta chuva realmente venha lavar muita sujeira e o raiar de novos tempos, tão aguardado, brilhe como o sol logo vem a cada aurora.
        Ainda que muita coisa não pode acontecer, tivemos o exemplo de que o 'pensar novo' é possível e acontece... Manifesto meu desejo destas mudanças, do novo jeito de pensar numa Guaraqueçaba, que a cada dia um passo seja dado, aliado ao respeito e a valorização de nossa cultura, que vem agonizando há tempos, rumamos juntos à melhoria das condições de vida de seus munícipes.