"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

28 de julho de 2020

Cidade Berço ou Cidade Mãe???

        2020. Mais um ano em que, reascende a velha e tão simples questão, polêmica ou não, acerca da dúvida que cerca a todos ou a alguns que insistem em não querer aprender: Quem é a mais velha, Paranaguá ou Guaraqueçaba?
        Tentando explicar este assunto, já postamos neste blog, já publicamos na Revista do Instituto Histórico e  Geográfico do Paraná https://drive.google.com/file/d/1585YI4l_FOXzXU3FYaI5hztKYBfS1yrA/view, inclusive, já estivemos em sessão da Câmara de Vereadores de Guaraqueçaba http://informativo-nossopixirum.blogspot.com/2017/04/guaraquecaba-erros-em-nossa-historia-e.html; pedindo a criação de uma Comissão para correção de 'erros' em nossa história e nada aconteceu. 

        Neste ano, as duas cidades, através de suas Gestões Executivas, como símbolo destas, têm utilizado os seguintes slogans "berço do Paraná" e "mãe do Paraná", conforme segue:


e


*******

PARANAGUÁ

"[...]. Nos anos de 1550, através de Ararapira e Superagüi, penetrando e navegando a vasta e bela baía de Paranaguá, as canoas vicentinas aportaram na ilha da Cotinga, próxima do continente [...]" (Prefeitura de Paranaguá). 


29 de julho de 1648 - fundada a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá.
05 de fevereiro de 1842 - elevação da Capitania de Paranaguá à condição de Cidade de Paranaguá.

        Enquanto cidade, em 2020 Paranaguá completou 178 anos, porém, da fundação de sua Vila, se passaram 372 anos

GUARAQUEÇABA

11 de março de 1880 - Lei nº 557, assinada pelo Presidente da Província do Paraná Manuel Pinto de Souza Dantas Filho, a então Freguezia de Guaraqueçaba é elevada à categoria de Vila (Cidade de Guaraqueçaba).

      Enquanto cidade, neste 2020, Guaraqueçaba completou 140 anos

Seria então Guaraqueçaba a CIDADE BERÇO DO PARANÁ?

        "Terra Mãe do Paraná" estaria adequado ou "Vovózinha do Paraná" seria uma auto-intitulação interessante, uma vez que o 1º Registro do Paraná Português se dá pelo alemão Hans Staden, em 1549 (e não em 1545 como oficialmente Guaraqueçaba insiste em seus históricos) e esta citada Vila como todos sabemos, pertence ao hoje Município de Guaraqueçaba.
        Mas como o Blog Nosso Pixirum traz em sua página inicial, poderíamos ainda utilizar e nos orgulhar de sermos a "Terra do Guará", "Terra do Fandango Caiçara", "Terra do Bom Jesus", "Terra de Domingos Nascimento", dentre outros que evidenciam nossa história e nossa cultura, precisando, é claro, do reconhecimento e valorização, inclusive de nossas autoridades políticas.

*******

E parabéns  Paranaguá, a cidade mais antiga do Paraná.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, muito obrigado pelo post informativo Zé!
    A revisão destas informações históricas é muito importante.
    Também é interessante notar que este mesmo território, antes mesmo da invasão europeia e da chegada do Régulo Matador ao Itiberê, já era dividido nos limites aproximados de Guaraqueçaba e Paranaguá (claro que considerando os limites itinerantes das populações indígenas semi-sedentárias), como afirma o próprio Staden:

    "O porto no qual estávamos chamava-se Superagüi (...) Perguntamos então a que distância ficava a ilha de Santa Catarina, para onde queríamos ir. Eles responderam que poderia ser trinta milhas ao sul. Lá vivia uma tribo de selvagens chamados Carijós, com os quais deveríamos ter muito cuidado. Os nativos na região de Superagüi, os Tupiniquins, no entanto, eram amigos, e deles nada tínhamos a temer".

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...