Celebrar a cultura de um povo! Fortalecer sua identidade! São inúmeros os benefícios que se pode imaginar. Chegou a vez da Cultura Caiçara.
Construído em várias mãos, primeiramente pelo projeto vencedor do Programa Geração Atitude, em 2022, quando idealizado pela então aluna do Colégio Estadual Cívico-Militar Moysés Lupion, Thayssa Dias Cruz e sua Profª. Orientadora Adriana do Pilar Rosa Dias, ambas de Antonina; depois também como meta do Profº. Me. Zé Muniz, da Associação Cultural Canutilho Temperado, de Guaraqueçaba e de Paranaguá e agora, unindo os ideais, abraçados pelo I Leva Caiçara Festival de Cultura Popular e assinado por diversas organizações e representantes caiçaras de todo litoral paranaense, se transforma em UMA PROPOSTA de Pré-Projeto de Lei que tem por objetivo criar no estado a Semana da Cultura Caiçara.
Entendido como um marco para as conquistas de espaço que se seguiram, o evento Fandango Subindo a Serra, realizado em Curitiba no ano de 2000 foi escolhido como simbólico e a data - 25 de agosto - marcou a apresentação da Família Pereira no citado evento... ainda tem por missão celebrar também o Dia do Patrimônio Cultural (17 de agosto) e, desconstruir a ideia folclorizada que se tem da Cultura Caiçara, uma vez que em 22 de agosto se celebra também o Dia do Folclore, entendendo-a, portanto, a CULTURA CAIÇARA como CULTURA VIVA. (ver justificativas e objetivos na íntegra do Pré-Projeto).
ESTE ESPAÇO SERVE PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE
E
PARA RECEBER LIVRE MANIFESTAÇÃO DA COMUNIDADE CAIÇARA
O Pré- Projeto de Lei foi entregue ao Deputado Goura (PDT)
na Assembleia Legislativa do Estado, na tarde do dia 19 de setembro de 2023
segue link para acessar o Pré-Projeto de Lei na íntegra
(1 - acréscimo (pg.38) da Carta de Apoio do Projeto Conhecendo Pontal, sob o Olhar Caiçara em 26/09/2023)
(2 - acréscimo (em 14/10/2023) da folha (pg.43) contendo assinaturas recolhidas no Col. Est. Marcílio Dias/Guaraqueçaba durante a palestra Cultura Caiçara na Educação, realizada em 06/10/2023).
(3 - acréscimo (pg.44) em 06/11/2023 - Imagem/foto da Roda de Conversa "Os desafios da salvaguarda do Fandango Caiçara em Guaraqueçaba", realizado durante o V Revive Semana do Fandango Caiçara Mestre Janguinho, em 04/11/2023, onde foi explanado sobre o Projeto da Semana da Cultura Caiçara.
(4 - acréscimo da Carta de Apoio do MOPEAR , assinando, inclusive como Proponente do Pré-Projeto de Lei).
(5 - das cartas de Apoio da ANIME Ilha do Mel e do Grupo de Fandango Caiçara de Encantadass - Ilha do Mel).
esperamos devidas manifestações e aguardamos a tramitação...
e VIVA A CULTURA CAIÇARA!
ATENÇÃO
pede-se a gentileza
que as manifestações através de mensagens
contenham o nome completo e o local
onde reside aquele que a publica
Parabéns a toda a equipe envolvida nesse importante projeto de valorização da cultura, história e identidade caiçara!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho há nossa cultura
ResponderExcluirQue maravilha de projeto. Parabéns. Já passou da hora de virar realidade!
ResponderExcluirCaio Mazorchi Giffhorn de Pontal do Paraná, Brasil
ResponderExcluirProjeto muito massa e importantíssimo para a preservação da cultura caiçara!!!
Parabéns a todos os envolvidos!!!
A preservação da cultura a partir da valorização dela interfere e muito na qualidade de vida dos habitantes. Auxilia na valorização do indivíduo e consequentemente interfere no seu comportamento em sociedade. Parabéns aos envolvidos no projeto!
ResponderExcluirBom dia, importante ação, que não se torne utópica, como tudo que se cria em Paranaguá e no litoral.
ResponderExcluirTivemos um excelente trabalho no desenvolvimento do Projeto Onze, Projeto esse que envolvia toda comunidade, inclusive a comunidade escolar até porque são as crianças que futuramente continuarão no processo, mas, lamentavelmente, passou, não foi o suficiente para que os governantes dessem prosseguimento neste trabalho.
E assim, vários e vários trabalhos envolvendo a História de Paranaguá, litoral e o Paraná.
Bem lembrado... Projeto Onze... estamos com propostas futuras e certamente tal Projeto será lembrado. Muito bem.
ExcluirO Projeto Conhecendo Pontal, parabeniza a iniciativa do Projeto de Lei da Semana da Cultura Caiçara, um marco para o reconhecimento desse Povo de tradição secular👏👏👏🙏🏻
ResponderExcluirComo descendente do vulto emérito Domingos Virgílio do Nascimento,que esperamos um dia tenha seu lugar histórico assegurado em Guaraqueçaba e no Paraná,congratulações Zé Muniz pela iniciativa ! Zélia Maria Nascimento Sell,jornalista e pesquisadora
ResponderExcluirParabéns à todos envolvidos nesse lindo projeto👏🏼👏🏼 E viva a cultura caiçara!
ResponderExcluirParabéns pela criação e oficialização da semana Caiçara !!!
ResponderExcluirExcelente iniciativa! Parabéns a todos envolvidos!
ResponderExcluirJá participei algumas vezes do programa geração atitude. Que incrível que a lei tenha sido criada assim, de uma iniciativa popular que veio da escola! Trabalho lindo de seguir lutando pela cultura!
ResponderExcluirParabéns a todos envolvidos nesse projeto.
ResponderExcluirQue projeto maravilhoso, parabéns aos envolvidos. E viva a Cultura caiçara!!
ResponderExcluirQue projeto maravilhoso, parabéns aos envolvidos, viva a Cultuta caiçara!!
ResponderExcluirMuito bom esse projeto pra nós Fandangueiros caiçaras dos Valadares e ilha do mel onde temos um grupo.
ResponderExcluirQue bom que temos um depultado que se preocupa com a cultura,principalmente do nosso litoral do Paraná,que é esquecido pelos governantes.
ResponderExcluirParabéns a todos envolvidos👏
ResponderExcluirMaria TC Serafim
ResponderExcluirQue benção 🙏 vamos valorizar mais a cultura caiçara 👏👏👏do nosso litoral do Paraná. Eu sou filha de fandangueiros e também faço parte do grupo de fandango da ilha do mel encantadas.