"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

8 de setembro de 2009

fogueiras e mais fogueiras - apenas para fandanguear e fortalecer nossas amizades

por Zé Muniz
*
Como nos dizia Dona Dina (In Memoriam), numa entrevista no ano de 1999 "vocês que são jovens podem brincar". Resolvemos propror uma brincadeira além dos afazeres "normais" dos jovens de Guaraqueçaba, principalmente nós fandangueiros/caiçaras, motivados pela nossa tradição, tornando possível nos reunir ao pé do fogo, contar piadas, histórias, tocar e cantar fandango, também pagode, reggae, rock, sertanejo, seja lá o ritmo proposto, rir dos problemas da vida, tomar chimarrão, comer bagre e tainha assada e também "sarsicho", que é o que mais aparece, além é claro de tomar muita Cataia.
**
e..... deu certo, a rapaziada adotou a brincadeira e tem se mantido a "Fogueira", por muitos dias, sem ter hora nem momento oportuno, é então acendida de acordo com a vontade dos que a alimentam, com lenha, histórias e muito fandango. Há e muita Cataia também.
* *
O interessante é que agrega pessoas caiçaras ou que muito se identificam com essa cultura, sem se importar com a fumaça, ou mesmo em comer o bagre assado ou compartilhar um copo de Cataia e mesmo uma cuia de Chimarrão. E que não gosta, é claro, não pode ver os outros felizes e brincando sadios, tem que reclamar e memso para polícia. Tá certo, se sentiu perturbado, RE CLA ME.
* *
continue RECLAMANDO. há e nós, vamos continuar propondo, brincadeiras e fogueiras, porque é isso que fazemos e gostamos - BRINCAR, no Pé do Fogo, é claro.
quando ouvir dizer da "Fogueira", apareça, trazendo alguma comida ou bebida típica e brinque conosco, pois será, com certeza, muit bem vindo ao pé do fogo. Há traga histórias, lendas, músicas, para compartilhar também. sinto em dizer
GOSTE OU NÃO
A FOGUEIRA VAI CONTINUAR
*
crédito fotográfico:
Casa do Fandango (integrantes)