por Zé Muniz
TELÉGRAFO E SUA HISTÓRIA ABANDONADA
foto: Guto "Lelo"
foto: Guto "Lelo"
*
*
Exemplares existem hoje na cidade, no Salão Paroquial, um poste do Telégrafo que foi retirado do Morro do Quitumbê, onde se lê a marca SIEMNS. PATENT LONDON. Nº 5. um outro exemplar em seu local original, se encontra no final do Bairo Retiro, quase no encontro da estrada PR 405 - é o poste Nº 106.
*
*
A ESQUECIDA PLACA DE INAUGURAÇÂO
no final da Rua Ferreira Lopes, onde após uma escadaria estamos no terreno dos fundos da Câmara Municipal, havia uma ponte com forte base de ferro (já retirada) e a própria escadaria, uma vez que ali, era um local baixo, onde enchia com alta do mar. Sobrou a placa, ainda que soterrada, da inauguraçã da obra.
foto: Guto "Lelo"
acervo: João Amadeu Alves
*
*
SAMBAQUIS - DESTRUÍDOS
Os Sambaquis são evidências e restos de ocupação humana, que viveram de 7.000 a 1.000 aC, sendo as principais áreas de ocorrência em desembocaduras de rios ou do mar, formando um contato entre os sedimentos do mangue e fundo de baía, entre costa rochosa e fundo de baía e sedimentos arenosos e fundo de baía. Encontram-se nos sambaquis, restos de cerâmica, artefatos líticos e antropologia biológica (ósseos humanos), sendo mais freqüente encontrar ostras do que berbigão, por exemplo, indicando a cultura material, espiritual dos construtores, oferecendo considerável número de dados para interpretação e a cronologia de significativos aspectos geomorfológicos da costa brasileira, bem como para entendimento e análise da fauna e da flora pretéritos, normalmente sabendo-se que esses Sambaquís podem ter mais de 5.000 anos de idade.
foto: Zé Muniz
*
*
peça usada para retirada de fibras de bananeira
foto: Zé Muniz
*
caixa de pedra onde se criava cobras e extraia-se o veneno para venda
foto: Zé Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...