Letreiros chamando atenção para algum ponto específico ficaram famosos com o (hoje) maior símbolo da indústria cinematográfica - que objetivava ganhar destaque para a área e vender terrenos - a partir do qual, ganharam o mundo em diversos modelos e variados formas; naquele país norte-americano, fica em local íngreme, cercado e de proibido acesso, porém, em outros exemplos, instalados no Brasil e em diversas cidades do mundo, respeitados a língua local, bem como acrescidos de características peculiares de cada região, convidam a população, do local e visitantes, a fazerem parte do cenário, fotografarem, cumprindo seu papel, nesta nova configuração que ganha esta simbologia, a exaltar a identidade daquele local, ou seja, o amor que aquele que ali se põe a pousar sente ou passou a sentir por aquele local.
Hollywood (como era em 1923)
Não sei se foi esta a ideia do letreiro instalado na Pça. William Michaud, em Guaraqueçaba, mas certamente é um belo exemplo disso... como vi neste último feriadão (7 de setembro) turistas fazendo uma lembrança do lugar que visitavam e melhor, como vi guaraqueçabanos orgulhosos por retratarem seu amor à "terrinha"... idosos, adultos, crianças, homens e mulheres se abraçavam, sorriam, com as mãos faziam "coraçãozinho", ficavam próximos ao Guará (Eudocimus ruber)... demonstravam orgulhosos, amar sua terra.
Da mesma forma, vale lembrar que Guaraqueçaba é a TERRA DO FANDANGO, também a Mata Atlântica considerada PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE, o CAIÇARA, INDÍGENA e QUILOMBOLA povos tradicionais do Brasil, ainda a VOVÓZINHA DO PARANÁ, dentre outros aspectos que ressaltam e valorizam nossa identidade...
Ouvi dizer de língua afiadas a criticar o monumento... o que dizer a um cidadão que não concorda com um monumento que representa tamanha simbologia sobre sua terra???????
EU❤GUARÁ é muito maior que seu ego abalado.
Parabéns a idealização e realização do monumento... e fica a dica...Abrace Guaraqueçaba! Ame sua terra...