11 de fevereiro de 2016

Promotoria Pública averigua se o ensino nas escolas de Guaraqueçaba contempla história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros

        A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Antonina instaurou Inquérito Civel com intuito de averiguar se os estabelecimentos de ensino, públicos e particulares, existentes nos municípios de Guaraqueçaba e Antonina, respectivamente, estão contemplando conteúdos programáticos relativo ao ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira, nos termos da Lei nº. 10.638/03, com as modificações introduzidas com o advento da Lei nº. 11.645/08 <http://www.direito.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=463>.

        Me faz pensar em alguns colegas professores que inovam em certas ocasiões, outros que sequer "se incomodam com isso".

        Temos comunidades indígenas muito próximos da sede, temos comunidades quilombolas, ambas integrantes do corpo discente, mas muitosssss distantes da valorização e reconhecimento que lhes é merecido... mais fácil seguir o protocolo e falar de Zumbi (não que não deva), mas nada se fala do Profº. Ilton, líder também, porém, contemporâneo, conterrâneo; folheamos os livros para mostrar ilustrações sobre indígenas distantes, sem perceber a riqueza dos Guaranis, nossos vizinhos... Apenas no dia do índio ???? e ou no dia da Consciência Negra ??????? (que muitos ainda torcem para ser feriado) é que alguns, repito, alguns, se preocupam em abordar questões referentes a estes povos e quase sempre tratando-os acerca da escravização, muito pouco de sua situação na contemporaneidade...

        É uma pena que tenhamos que cumprir apenas por força de lei o que deveria ser nossa obrigação enquanto cidadão, enquanto educadores. E será que cumprem ou vão cumprir?

        Lembro de uma escola, acredito que de ideologia confessional que não nos permitiu apresentar um espetáculo de teatro de bonecos pois a peça falava da bruxa, um mito local, pois não era aconselhado naquela confissão... Outra de colegas professores que retiraram seus alunos no meio do espetáculo, quando perceberam que este tratava de uma lenda caiçara, o aparecimento da imagem de Nossa Senhora do Rocio... Outros colegas que não abordam a cultura caiçara, entre elas o Fandango Caiçara, pois não lhes é permitido pela sua confissão religiosa... é a confissão religiosa falando mais alto. Será que abordaríamos a religião afro-brasileira em nossas salas de aulas? E de que forma o faremos? Novamente "maquiando" em nossos livros que estamos cumprindo a lei??????? Ou inovando em atividades e atitudes como persistem alguns colegas.

        Vale lembrar que as secretarias de ensino, municipal ou estadual, também não possibilitam formação ao seu corpo docente, tampouco as universidades proporcionam essa formação em suas licenciaturas...

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        No ano de 2013, em trabalho realizado no Colégio Estadual "Marcílio Dias" com alunos do ensino médio, levantei algumas questões, depois debatidas em aula-palestra, no pátio. Uma das questões era acerca da autoafirmação dos alunos, onde mais da metade se autodeclara como brancos, mesmo aqueles de origem caiçara, quilombola; Prefere se autodeclarar moreno, negando o termo 'negro', etc...


        Também acerca do reconhecimento de personalidades de destaque na história do Brasil ou local... Me fez ver a necessidade da abordagem de nosso patrono Marcílio Dias, primeiro negro a fulgurar como herói na Martinha do Brasil, também do Professor Ilton, líder quilombola de nossa região...


O que mais me intrigou é que a totalidade é contra o Sistema de Cotas, mesmo sem entender (haja visto a indução):


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Não apenas os jornais, infelizmente, em muitos casos, os professores também!

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ALGUNS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM GUARAQUEÇABA

Homenagem ao quilombola Professor Ilton:
http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/2014/11/professor-ilton-quilombola.html

Vídeo "Curta-História" em homenagem ao Professor Ilton, líder quilombola em Baytuva.
https://www.youtube.com/watch?v=FhwdBHpkfKc

Vídeo "Diferentes Saberes", produzido pelo aluno quilombola Valderi Belo Viana:
http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/2013/10/diferentes-saberes.html

Sobre o Tekoa Kyaray Guata Porã:
http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/2010/04/mbya-guarani-tekoa-kuaray-guara-pora.html

Homenagem a Francisco Crimaco:
http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/2014/11/em-outra-postagem-httpinformativo.html

Lançamento de livro sobre arte Guarani:
http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/2016/01/lancamento-de-livro-arte-guarani-mbya.html

ARTIGO:

“QUANDO ESCREVO, ESCREVO COM SENTIMENTO, POR TER QUE PROVAR AO BRASIL, QUE KAINGANG, GUARANIS, SEM TERRA E NEGROS, TAMBÉM SÃO GENTES”: Subsídios acerca da aplicabilidade da lei 10.639/03 no Colégio Estadual ‘Marcílio Dias’ - Guaraqueçaba-PR
Para ver na revista INterEspaço:

Para ver na Biblioteca Eugeniano Ferreira:


VEJA A MATÉRIA
Ministério Público do Paraná:
http://www.direito.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=463

Jornal Correio do Litoral:
http://correiodolitoral.com/11347/noticias/noticiario/guaraquecaba/promotor-exige-ensino-de-historia-afro-brasileira-e-indigena-em-guaraquecaba