27 de fevereiro de 2015

Retrospectiva cultural de Guaraqueçaba: Grupos Fâmulos de Bonifrates e Fandanguará

Nunca é tarde...
        Segue nossa retrospectiva cultural de 2014 - somente agora no ar e ainda não do jeito que pretendíamos, mas serve para divulgar nossos trabalhos.

02/01/2014
Fandango Caiçara
Festival da Virada - Pça. William Michaud
Guaraqueçaba
 
25/01
Oficina de Fandango Caiçara
Grupo Brasil Verde (visitantes de MG)
Mercado Municipal / Guaraqueçaba
 
19/04
Fandango de Páscoa
Mercado Municipal / Guaraqueçaba
 
25/04
Baile de Fandango no Pixirum Cultural
Mercado Municipal / Guaraqueçaba
 
28/05
Homenagem ao Fandango Caiçara no Programa Nossa História - Am 630
Radio e Televisão EParaná - Curitiba
 
07/06
Festa do Divino Espírito Santo da Associação Mandicuéra
Clube Mangue Seco - Ilha dos Valadares  
 
Apresentações do O Canto do Galo na Pça. William Michaud, para educandos do Projeto Marista/PUC-PR, além de apresentação na Escola Municipal Prof. Antônio Barbosa Pinto 

27/07
Apresentação do O Canto do Galo
24º Festival de Inverno / Antonina
Frente ao Teatro Municipal e na Escola Municipal 
 
29/07
Apresentação de danças folclóricas
Festa Julina (encerramento de semestre)
Colégio Estadual Marcílio Dias 

07/09
Fandango Caiçara e Auto do Boi Ventura (performances)
Festa do Pescador
Pça. W. Michaud - Guaraqueçaba

11/09
Exposição Michaud e a arte em Guaraqueçaba



Apresentação do Auto do Boi Ventura (performances) e Fandango Caiçara

24/08
Apresentação do O Canto do Galo
Semana do Folclore
Colégio Estadual Marcílio Dias 
 
 21/10
Semana de integração escola-comunidade do Colégio Estadual Marcílio Dias


Apresentação do Auto do Boi Ventura
 
30/10
Semana de Integração Comunidade-Escola - Tibicanga
Apresentação de O canto do Galo e Auto do Boi Ventura
 
31/10
Apresentação de Fandango Caiçara
Grupo de estudantes UFPR Litoral (Curso de Ciências Sociais)
Gravação com equipe GPS TV
Mercado Municipal / Guaraqueçaba
 
04/11
Semana de Integração Escola-Comunidade em Ilha Rasa
Colégio Estadual Ilha Rasa 
Apresentação de O Canto do Galo e Auto do Boi Ventura

19/11
Apresentação de Fandango Caiçara
Grupo de Cursistas do FORMAR
Sede FORMAR / Guaraqueçaba
 
22/11
 Fandango para comerciantes local
Praça W. Michaud

na ocasião fomos presenteados com uma viola por D. Ermelina e Zé Carlos
 
23/11
Fandango para Rotary Club de Curitiba
Deck do Mercado Municipal / Guaraqueçaba 

30/11
O Canto do Galo
III Mostra de Teatro de Bonecos
Aéro-Parque / Paranaguá
 
 18/12
Festa de Encerramento anual das atividades culturais
Deck do Mercado Municipal / Guaraqueçaba
 
nossa viagem de encerramento foi fazendo fandango em Superagui, também em dezembro

 
*******
 
        O espetáculo Auto do Boi Ventura, montado em 2014 é resultado das aulas de complementação em carga horária de teatro do Colégio Estadual Marcílio Dias, ministrada pelo Profº Zé Muniz, em parceria com Grupo Fandanguará e Grupo Fâmulos de Bonifrates, apoiado pela Diretoria de Cultura de Guaraqueçaba, na pessoa de Leandro Dieguiz e sua turma da oficina de violão.
 
        O Projeto Valorização da Cultura Caiçara através da Arte Bonequeira, que possibilitou a montagem do espetáculo Auto do Boi Ventura, de autoria do profº. Zé Muniz foi pré-selecionado no XV Prêmio de Arte na Escola-Cidadã.

Vila de Ararapira – mais antiga vila do Paraná – desaparecendo arruinada pelo lamentável descaso ou por sua sina?

        2015 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo - 470º anos de Guaraqueçaba, dizem – 135 anos da cidade de Guaraqueçaba, ao certo - 466º do primeiro registro da região de Guaraqueçaba, exato...
        De uma forma ou de outra, correta ou não, aproxima-se a data em que celebramos a emancipação política de nossa cidade ‘a mais velha do Paraná’, como erroneamente aprendemos.
 
        Já costumeiro no Brasil, continuum do panem et circenses da antiga Roma (pão e circo), regado com grandes comemorações, dias de festa em que ‘o que vale é a alegria’, pois deixamos de lembrar eventuais problemas sociais que, diariamente lamentávamos pelas ruas... Foi assim com a Copa do Mundo no Brasil (2014), não é diferente com o aniversário de Guaraqueçaba, vai ser assim com as Olimpíadas no Brasil (2016)... E nós continuaremos a aplaudir grandes eventos, claro, pois nos divertimos.

        A história de Guaraqueçaba está se perdendo!
       Nosso município nasceu somente em 11 de março de 1880, mas desde novembro de 1549 (não 1545 - portanto 466 anos), com Hans Staden, alemão que naufraga em Superagui, temos registros desta região que hoje compreendemos Município de Guaraqueçaba. Em março também celebramos o Dia de São José, padroeiro da vila de Ararapira ou São José da Marinha.
        Para saber um pouco mais da nossa história, basta acessar o link <http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/2015/03/historia-de-guaraquecaba-artigo-do.html> onde há um artigo sobre.

        Não somos - Guaraqueçaba - a cidade mais antiga do Paraná, mas podemos nos orgulhar SIM de ter surgido em nossas terras o primeiro povoamento do Paraná português, quando ainda nos anos 1500, a partir de Cananéia/SP, aventureiros, desbravando a região fixam moradias, próximos àqueles rios navegáveis e mais tarde chegando à Paranaguá, considerada hoje o berço da civilização do Paraná. 
        Um destes pontos habitados, ainda no século XVI, foi a Vila de Ararapira, portanto o mais antigo núcleo habitacional aqui formado, quando, depois, em 1767 fora erigida a capela invocando São José da Marinha, em terras doadas à Coroa Portuguesa para fins de defesa.  
Mapa da Freguezia de Ararapira fundada em 1767
 
        Não pretendo aqui, até por que impossível citar toda história de Ararapira, parte dela alvo de minha monografia de final de curso de licenciatura em história (https://drive.google.com/file/d/0B3Ue7WCPmb5GOF9YTVlMbnk5MEE/view?usp=sharing), seguido de inúmeras reportagens e denúncias em jornais (http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/438419/?noticia=GUARAQUECABA+ABRIGA+UMA+VILA+FANTASMA ) e revistas, inclusive a Revista de História da Biblioteca Nacional, ( http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/cidade-em-apuros ) além de cartas direcionadas à deputados federal e estadual (http://www.hauly.com.br/noticias/814/procurador-analisara-abandono-de-vila-ararapira-em-guaraquecaba ), representantes estaduais de patrimônio cultural, representantes municipais de cultura... Medida nenhuma foi tomada e Ararapira continua a desbarrancar, necessitando de reformas estruturais e urgentes na Capela de São José, haja vista ser a mais antiga paragem do português civilizador neste Estado...

 
Nelson Luiz Penteado - do IHGPR (dezembro de 1976)
 
        É triste minha posição de historiador chegar a pedir que façam imagens de Ararapira para mostrar o que restou da história de Guaraqueçaba, pois muita coisa daqui a um tempo nem imagens poderemos fazer. Não existirão mais! Ararapira está desabando, desbarrancando aos olhos das autoridades, da sociedade.

estrutura e cobertura da Igreja de São José, com escoras prestes a desabar
 
        Registrem o que sobrou de Ararapira, pois logo vai desabar a igreja, visto a péssima condição que se encontra, mais casas e ruas vão ser engolidas pelo mar de Ararapira que continua, constantemente, desbarrancando e carregando para o fundo as casas, ruas, histórias daquela que fora outrora imponente... Ararapira está desaparecendo!

Miguel Von Behr (final dos anos 80)
 
        OBS: Esteja atento à casa, perto do barranco, circulada em vermelho na imagem acima e procure identificá-la nas próximas imagens... Já desabou, está debaixo das águas, como muitas ruas da vila... e outras que logo serão engolidas.
 
Já próxima do barranco (2004)

2006 e 2007
a casa está muito mais próxima do barranco
 
2012
a casa desabou e o barranco segue em direção à Igreja de São José
Quanto tempo para a igreja cair?
 
*******
 
        Quanto a nós, sempre vai haver festas pomposas para celebrarmos... Mas celebrar o quê mesmo?
        Por muito tempo ainda nos orgulharemos de dizer, erroneamente que, “Guaraqueçaba é a cidade mais antiga do Paraná” e celebrarmos nossa história com muita festa, orgulho e ostentação. Lamentável, mas parte desta história está indo para o fundo do mar! Ou será que ainda conseguimos encontrar em nossa região evidências do Brasil quinhentista, que a caracterizem-na como tão antiga assim?

        Com a palavra, nós, o povo, e nossos gestores... que construímos diariamente a história que contaremos no futuro.
 
SOBRE ARARAPIRA VER TAMBEM