É COMEÇOU HOJE, PELO MENOS OFICIALMENTE...
Prezados, hoje cedo, pelas 08:00 horas, ou pouco mais, manhã de chuvinha fina... Muita gente (pré-candidatos a representantes do executivo e legislativo municipal) já se reuniam em Guaraqueçaba, aquele sorrisinho que só eles sabem dar, 30, 40, 50 kilos de carne e muita linguicinha no fogo... Começa ao menos oficialmente as manobras e jogadas, é quiz dizer Coligações políticas e suas consequentes promessas de secretarias e cargos em troca é claro, dos favorzinhos políticos... e muitas coisas de bastidores.
Eu mesmo acordei com o estrondar dos foguetes e não foram poucos aqui e acolá, a despertar também toda a Guaraqueçaba como que a dizer: "acordem" é hora de saber em quem vão votar.
Adoraria que este "acordar" fosse para que nós, meros eleitores e coadjuvantes (deveríamos ser os principais), a partir de hoje analisemos quem realmente são estes que "pedem" outros "compram" a sua vaga como nosso representante, seja no Poder Executivo ou mesmo Legislativo.
Nossa história política não tem um retrospecto muito agradável, o que significa que nós erramos e muito em tempos passados...
Eis ai uma nova oportunidade de redimirmos os erros e pensarmos em nossa comunidade e não em nossa "insaciável fome e sede" de linguicinha, carne e cervejas, pois talves se não mastigarmos bem, mais tarde pode nos causar consequências, ou seja, se não analisarmos e realmente usarmos o poder do voto que temos para o bem de nossa comunidade, realmente passaremos quatro anos reclamando... tudo de novo.
Em se falar de coligações partidárias, é claro, é um direito dos partidos, pois mesmo a legislação permite, mas onde fica a dita cadadania partidária, se é que isto existe ou mesmo possui nome de ideologia política, que a Deputada Federal Luiza Erundina mostrou que ainda existe neste Brasil, quando deixou a pré-candidatura a vice-prefeita de São Paulo (ao lado de Fernando Haddad/PT), pois o PT firmou aliança com o PP de Paulo Maluf (ideológicamente adversário político de Erundina)!
Atitudes, como a de Erundina, já ouvi não existir em muitos da minha Guaraqueçaba, ao menos recentemente quando foi parado nas ruas por alguns, primeiro pedindo que me filiasse em outra frente ideológica e depois que deixasse a ideologia de lado, pois precisamos "entrar no jogo" se queremos participar...
Como dizia Euclides Bandeira sobre a vida política de Domingos Nascimento: "a política foi sua nefasta e perturbadora dama de olhos verdes" e esta frase analisei com todos os meus alunos de ensino médio e deixo para que analisemos também... Vale a pena entrar na política (como representante pois seres políticos todos o somos)??? Deixar de lado sua ideologia para, somente assim ter parte no "bolo"??? Existe a boa política? o bom político? o bom representante político?
O bom cidadão D. Nascimento, que comemoramos seus 150 anos recentemente (e nem isso a dita Câmara me deu condições de lhes repassar, pois "você tem que emprestar um projetor de alguém se quiser exibir um vídeo"...), além de atender em sua residência todo tipo de público, há até suspeitas de que teria sido envenenado! Por causa do quê? Era um bom político...
CONCLUINDO
Como muito pouco dos que se propõem a serem nosso srepresentantes tem talves uma ideologia e de fato são bons cidadãos, bons políticos, estes de certa forma são prejudicados por outros que não os são e por causa de coligações e amizades partidárias, jogadas políticas...
Numa última postagem http://informativo-nossopixirum.blogspot.com.br/2009/07/rua-do-descaso-ficou-apenas-na-promessa.html divulguei, tão feliz, pois enfim parecia um exemplo de atitude, pois tantos prefeitos e vereadores prometeram e nunca sequer vieram ver os problemas, mas derepente o atual prefeito (que ainda não sei se é candidato) que nunca nos prometeu nada, atendendo reivindicação de moradores começou as obras de minha rua... Alguns caminhões de aterro, foi o que precisou para "ditos cidadãos" não interessados nas melhorias da cidade e sim na "bagunça" política, DENUNCIAR a retirada de aterro e não sei o que mais sem autorização, etc, etc, etc, quando se encontra diversos motivos para parar obras de melhorias públicas, sem pensar no povo, apenas para tentar barrar os governos que se propõe a fazê-la... Que pena!
Se você, caro leitor, tem contato com os já candidatos (deve ter saído alguma coisa pois os foguetes não param de estourar neste exato momento), peçam por favor que não me visitem, pois eu dentro de minha educação e formação, aprendi a analisar meu voto, ele é sagrado, não me vendo com cervejas (nem cataia), muito menos linguiçadas... Pior é que eles virão, colocarão suas botas e enfrentarão (uma vez a cada quatro anos) a lama que enfrento todos os dias quando saio de casa, pois a rua com o aterro que recebeu quando começava a ficar boa para nós, PAROU... e já sabe o resultado de barro e chuva, além da maré alta...
BOA SORTE A TODOS e que DEUS ilumine a cabecinha de seus eleitores, principalmente da nossa tão amada e querida Guaraqueçaba.
A Associação de Amigos de Guaraqueçaba está fazendo uma campanha em prol do voto limpo e consciente... Talves nestas eleições já colhamos os resultados de tais atitudes, que ainda que caminhando a passos curtos, já alcançam longas jornadas... A resposta está nas urnas.
VALEU ZÉ ....VC DISSE TUDO EM TÃO POUCAS PALAVRAS ...ABRAÇO
ResponderExcluirM.A.
Pois é meu caro. Os políticos beijam criancinhas com fralda suja e tudo em troca de votos. Lembro de uma frase que apareceu na mídia - "Urna não é penico ". Continue a divulgar as coisas dessa terrinha maravilhosa. Espero fazer uma visita em breve, matar a saudade desse lugar de uma beleza invejável. João H.Dittmar Filho
ResponderExcluirTa certo Zé! Guaraqueçaba tem tudo pra ir para a frente, mesmo sem asfalto. Os eleitores não devem se vender por liguiças cervejas, porque depois não poderão cobrar nada porque venderam o seu voto. Votem conscientes, votem em candidatos que possam ser cobrados depois, sem o remorso das linguiçadas. Abraço Zé!
ResponderExcluir"Somos livres para escolher nossos atos e atitudes, mas prisioneiros de suas consequências!" Vamos refletir...
ResponderExcluirBoa Zé...
ResponderExcluirEspero que mais uma vez como em tantas outras o povo não seja enganado e esteja consciente do voto colocado na urna.
Precisamos de pessoas lá com o interesse publico, para o bem de todos.
O divicil é ter alguém que não queira compra o povo muitos se venderam por óleo diesel certas básicas vale gás e etc tivemos até candidato que madrugaram do barcos nas ilhas. Comprando votos e o que ganhamos com isso?jovens como eu perdendo oportunidade preferiram contrata pessoas de fora da cidade pura perseguição política. O nepotismo é fora do comum.Cada to sabe de si. Ninguém é melhor do que ninguém por isso eu digo se alguém lhe oferecer dinheiro e outras coisas pegue e fique ciente de que você não é obrigado votar nele por isso. pronto falei
ResponderExcluirApesar de toda a parte podre da política, é bom saber que tem muita gente boa espalhada por aí e que fazem a diferença
ResponderExcluirZé, tô contigo e não abro!!!
ResponderExcluirMinha esperança fica na conscientização do povo, para que acordem pra vida e lembrem-se de que quando vendemos nossos votos estamos abrindo mão do direito de cobrá-los pela administração da nossa cidade...são três meses de festa por quatro anos de indignação
!!!
Esses dias ouvi essa frase e achei interessantíssima: "PRESERVE O MEIO AMBIENTE,QUANDO FOR VOTAR, NÃO COLOQUE LIXO NAS URNAS"
100 dias, estamos a exatos 100 dias das eleições. As movimentações politico partidárias estão a pleno vapor, traições daqueles que até ontem dividiam espaço nas mesas, pessoas voltando a acreditar em coisas que até a pouco pareciam improvaveis, muita ansiedade, nervos a flor da pele, siglas migrando de um lado para o outro, ameaças de cassações, promessas de cargos, gente pedindo dinheiro, outros correndo atrás de vantagens pessoais, sempre oferecendo o voto como moeda de troca, pesquisas com numeros incríveis, enfim estamos a 100 dias das eleições que vão escolher o prefeito e os Vereadores da cidade. E no meio deste turbilhão de informações está o leitor honesto, aquele que se preocupa com o bem estar de todos, que usa o hospital, que pisa na lama quando sai de casa, o leitor que anda kms para buscar um remédio que não tem, mas que mesmo assim no dia 7 de outubro novamente irá depositar suas esperanças nas urnas sonhando desta vez votar em gente que traga mais progresso, mais qualidade de vida, que faça o povo de Guaraqueçaba se orgulhar ainda mais desta maravilhosa cidade. Sonhar não custa nada!
ResponderExcluirOlá Zé Muniz. Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirApenas para corrigir uma informação não procedente. A regra de anular os votos com 50%+1 de votos nulos (modificada no final da década de 90) não vale para cargos majoritários (presidentes, governadores, prefeitos). Para estes, valem a regra dos Votos Válidos que nada mais é do que o Total de votos menos os brancos e nulos. Portanto, não anularia a eleição, apenas prorrogaria a agonia das falcatruas e das trocas de votos por favores.
Acho que a sua outra bandeira - Contra a Reeleição - é muito mais importante que o voto nulo. Evitando a reeleição de qualquer candidato em qualquer função (de presidente a vereador), evitaríamos que vícios e maus hábitos se perpetuassem no poder.
Um abraço de mais um Amigo e futuro morador de Guaraqueçaba.
Pois é meus amigos, a eleição chegando, eleitores trocando votos por telhas, óleo diesel, remédios etc. pois bem minha gente, vamos votar consciente e pensar sempre que enquato voce vende seu voto deixará de existir saúde, educação, segurança etc, pois voce estará trocando seu voto, portanto, não vote nesses candidatos que lhe oferecem esse tipo de benefício, pois quem será punido futuramente será a sua família e os demais moradores da nossa querida Guaraqueçaba.
ResponderExcluirVote com convicção, vote em candidatos de passado honrado, não em candidato que compra votos e após eleito emprega todos os seus parentes na prefeitura, o chamado nepotismo e ninguém faz nada.
Não vote pela amizade, nem por que o candidato é seu parente e sim pela competencia, pelo conhecimento, pois conheço candidatos que se soltar no centro de Paranaguá, não sabe voltar para a rua da praia, muito menos Curitiba, ai sim ele estará perdido, imaginem este cidadão buscando apoio político na Assembléia Legislativa? Com a palavra nós eleitores, que iremos pagar táxi pra esses candidatos andarem pra baixo e pra cima.
Votar com convicção sim ! Em quem estamos vendo serviço, alguém que não foi escolhido pelo povo e já mostrou que é limpo,e pensa no bem estar do povo é não precisa prometer cargo para todos em troca de voto, que não precise acusar em facebook comentários absurdos de familias decentes denegrindo imagem em troca de voto,devemos colocar um candidato a prefeito com experiencia que trabalho pra valer e que antes da eleição o povo tenha percebido a experiencia de trabalho dessa pessoa, analisem como era o dia dia da pessoa e pensa! Será que fará o mesmo? Um sorriso no rosto e ponto final. é só pensar!
ResponderExcluirAssociação dos amigos de Guaraqueçaba, estão do lado 45,porque não trouxeram o Governador até nossa cidade já que está apoiando a nossa candita que tem cartaz com ela para apoiar sua eleição, já que ele esteve tão perto em Morretes e Paranagua e de helecoptero, será verdade? Vou mudar o meu voto por muita mentira.
ResponderExcluir